Plataforma de criação de vídeos online oferece soluções pertinentes ao mercado brasileiro de conteúdo audiovisual.
Mesmo diante uma das maiores crises econômicas da história recente do Brasil, com o pior desempenho entre os países do G20, o investimento em tecnologia no país continua apresentando números relevantes, dado a recente marca atingida pela CapTable de 5.000 investidores.
Dessa vez, quem chega por aqui é a InVideo, uma plataforma totalmente online, com sistema de computação em nuvem que permite aos usuários a criação de conteúdo em vídeo de maneira intuitiva, simplificada e com alta resolução. A empresa anunciou aporte de R$84 milhões, liderada por Sequoia Capital India, Tiger Global e Hummingbird, a RTP Global e a Base também participaram da rodada.
A plataforma de movie maker online foi lançada em 2019, e oferece uma experiência pertinente ao mercado brasileiro dada a necessidade atual dos criadores de conteúdo. Um misto de edição e composição de vídeo, a principal solução diz respeito a utilização do navegador como interface, ou seja, é o sistema processamento que utiliza o cloud computing, onde sai a necessidade de contar com um equipamento robusto para os processos de renderização, e entra a facilidade de contar com os servidores da própria InVideo.
Outro ponto extremamente relevante está no banco de dados da plataforma, que conta com uma série de imagens, efeitos, sons e trilhas completas livre de direitos autorais, o que permite a veiculação de redes sociais e também de serviços que oferecem monetização, como, por exemplo, o YouTube. Por se tratar de um banco de dados livre de direitos autorais, os recursos também podem ser empregados para criações de peças voltadas a campanhas publicitárias.
Uma solução que também é pertinente ao mercado atual de criadores de conteúdo é o sistema de assinatura, onde o usuário paga enquanto deseja utilizar os serviços da empresa, sem a necessidade de adquirir licenças, modelo adotado pela maioria dos editores de vídeo presentes no mercado. Também existem planos gratuitos para usuários que desejam testar a plataforma, mas as assinaturas pagas no exterior possuem um valor inicial de US$10.
Mesmo chegando somente agora no Brasil e dispondo de uma história relativamente recente, a InVideo já está presente em mais de 150 países, com uma base de usuários com mais de 800 mil, que estão diariamente criando conteúdos em vídeo em mais de 75 idiomas.
A InVideo foi fundada por Sanket Shah e Harsh Vakharia, que eram colegas de trabalho em uma startup que lançou os resumos de vídeo de dez minutos de livros de não-ficção. Ou seja, diante da compreensão do quão sacrificante é o processo de criação de vídeo, com soluções restritivas para os criadores, eles implementaram a proposta.
Entre os clientes da plataforma, existem grandes multinacionais que se valem das soluções da InVideo, como a P&G, Dropbox, Reuters e ATT. No Brasil, a proposta da empresa deve agradar inicialmente os criadores de conteúdo independente e os pequenos empreendedores, no entanto, devido às facilidades apresentadas, é uma questão de tempo até grandes empresas se interessarem pela nova proposta e aderirem à plataforma.