TI além dos devs: outras carreiras promissoras para quem quer trabalhar na área

Compartilhar

Uma das mais promissoras profissões da atualidade e das que mais oferecem oportunidade de trabalho é o de desenvolvedor, ou DEV na linguagem do mercado. No Brasil, a média salarial do profissional é de R$ 5,2 mil. Mas essa não é a única especialidade que compõe o setor, que segundo o Fórum Econômico Mundial, deve criar cerca de 7 milhões de novos postos de trabalho até o fim deste ano. 

Sandro Zendron, da Microservice, empresa de tecnologia especializada em serviços e soluções para a segurança da informação, avalia o mercado de trabalho atual: “Com a ascensão de novas tecnologias, juntamente com novas ameaças cibernéticas, cresce a necessidade de profissionais que atuem por trás das máquinas. Há inúmeras oportunidades para atuar na área de TI que nem sempre são lembradas”, diz o CEO.

Uma das possibilidades de atuação é na área de cibersegurança e segurança da informação. A necessidade repentina de migração para o trabalho remoto por muitas empresas fez crescer de forma considerável a necessidade de transformações tecnológicas. Portanto, o especialista em infraestrutura é um dos mais importantes por atuar na projeção de redes de computadores, planejamentos de hardware e software, garantindo a manutenção dos serviços e da segurança de dados da empresa.

Algumas das atribuições do profissional que atua na infraestrutura englobam avaliar as necessidades da empresa e indicar soluções, como softwares e hardwares adequados para as demandas do momento, além de manter dados confidenciais protegidos contra vazamentos e invasões e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Carreira na tecnologia através das vendas

Trabalhando como consultora de vendas por 13 anos e há dois na Microservice, Jaqueline Gums diz que ingressou na carreira por achar a área de TI bastante promissora. Responsável por fazer contato com clientes de carteira, elaborar propostas, apoiar os clientes em suas dúvidas e garantir a satisfação do cliente com o gerenciamento pós vendas, a profissional acredita que não há como qualquer empresa sobreviver sem a área de TI. “De fato a TI é um mercado bem-sucedido. As empresas que investem em TI estão sempre à frente, garantindo a segurança dos dados e profissionalizando o ambiente. Vejo que muitas tecnologias estão migrando para cenários híbridos, onde Data Center físico e Cloud se complementam”, diz Jaqueline.

Dicas para ingressar no mercado

Daiane Balbinoti, DHO da Microservice, pontua algumas dicas para quem quer começar uma carreira na área de Tecnologia da Informação. A profissional afirma que as certificações são bem vistas e cada vez mais requisitadas pelas empresas, além de que o aprimoramento constante é ótimo para o desenvolvimento do colaborador. “Trabalhar com TI é ter contato constante o inglês. Portanto, o conhecimento do idioma abre muitas portas e faz a rotina ser mais fácil. Ter curiosidade pela área e praticar em casa é super válido, até para quem ainda não teve a oportunidade de um cargo efetivo na TI. É preciso ser curioso para aprender coisas novas e testar”, afirma a profissional.

A profissional da Microservice ainda destaca o networking e uso das redes sociais certas como estratégias para conseguir a tão desejada vaga ou até mesmo alavancar a carreira. “Fazer contato com pessoas do ramo, além da troca e aprendizado com pessoas mais experientes, traz mais chances de saber sobre oportunidades em aberto. O Linkedin, por exemplo, mostra muitas oportunidades na área, para quem está iniciando, como estágio ou assistente, e até para os profissionais mais avançados, com vagas para todos os perfis, remoto, híbrido ou presencial. Sugiro que os interessados fiquem sempre de olho”.

Para quem busca novas oportunidades, a Microservice oferece a seus colaboradores vale alimentação ou refeição, plano de saúde e odontológico, convênio com farmácia, além da possibilidade de certificações com empresas parceiras. Para conferir as vagas disponíveis e se candidatar, é só acessar o site através do link www.microserviceit.com.br/trabalhe-conosco. As vagas também são anunciadas pelo perfil no LinkedIn da empresa: www.linkedin.com/company/microserviceit/jobs.