Siemens apoia programa de aceleração de startups em desafio de inovação

Siemens apoia programa de aceleração de startups em desafio de inovação

Inscrições estão abertas até 31 de dezembro e programa de aceleração ocorre no primeiro semestre de 2023

A Siemens, empresa de tecnologia com propósito, participa do Startups Connected, programa de aceleração mão na massa, realizado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo). Neste programa empresas e startups selecionadas trabalham em um projeto de inovação concreto, baseado em um desafio empresarial, Nesta edição, a Siemens busca soluções na área de IA (Inteligência Artificial).

De acordo com a IDC – International Data Corporation, empresa líder em inteligência de mercado, até 2025 serão mais de 41 bilhões de dispositivos conectados via IoT na indústria mundial. O portfólio de Industrial Edge da Siemens está pronto para receber aplicativos para acelerar a implantação de modelos de IA no chão de fábrica, desde a coleta de dados até a implantação do modelo. A companhia busca algoritmo para interpretar os dados sendo gerados digitalmente na computação de borda com modelos de inteligência artificial, a partir do data mining, para predições de variáveis e monitoramento do processo. A solução deverá ser na forma de algoritmos desenvolvidos em Python na plataforma MindSphere, e as especificações e a validação serão realizadas em conjunto entre a startup e a Siemens.
 

Espera-se que ao final do programa, um Mínimo Produto Viável (MPV) da solução seja testado no processo fabril piloto da Siemens, apresentando um roadmap de digitalização com possíveis próximos passos e expansões a partir do MPV. Durante a execução do projeto, a Siemens oferece acesso às instalações e processo fabril já com datapoints conectados à plataforma MindSphere, bem como ao time interno de especialistas no tema e as licenças necessárias para o desenvolvimento na plataforma.

“A transformação digital envolve tempo e esforço e muitas empresas aprenderam da maneira mais difícil esta jornada. A forma de acelerar o processo é por meio de ecossistemas de inovação e as startups têm tido um papel fundamental nesse sentido”, afirma José Borges Frias Júnior, Head de Inovação da Siemens.

Por sete anos, o programa da AHK São Paulo alavancou 70 projetos entre startups e empresas, gerando 1.500 oportunidades de negócios com 80 desafios de inovação. A Siemens participa desde 2016, tendo aprovado oito projetos no período. Tradicionalmente, a startup melhor avaliada em cada desafio é selecionada para participar do programa de aceleração, no qual deverá desenvolver um projeto-piloto em conjunto com a empresa.

As inscrições para participar do desafio seguem até 31 de dezembro de 2022 e os projetos serão avaliados entre 4 e 31 de janeiro de 2023. As startups vencedoras serão anunciadas no dia 1º de fevereiro, com aceleração entre 2 de fevereiro e 28 maio de 2023.

Cronograma Startups Connected

  • Período de inscrições: até 31 de dezembro 2022 (aqui)
  • Período de avaliações: de 4 de janeiro a 31 de janeiro de 2023
  • Anúncio e kick off: 1º de fevereiro de 2023
  • Início da aceleração e desenvolvimento do projeto: entre 2 de fevereiro e 28 maio de 2023

Comments are closed