O poder da logística de excelência para e-commerces

O poder da logística de excelência para e-commerces

Por Luiz Augusto Vergueiro, diretor de logística da ABComm

Comprar em uma loja on-line é apenas o primeiro passo de todo o processo que permite receber os produtos com praticidade em casa. Desses bastidores, a protagonista é a logística para e-commerce. Trata-se, portanto, de uma etapa que tem o poder de garantir boa experiência de compra e fidelizar clientes.

A logística terceirizada é o modelo com que a maioria dos e-commerces opera. O intuito é aproveitar as sinergias e os volumes dos operadores logísticos. Aqui, o planejamento ocorre de trás para frente em relação aos prazos. Os volumes, por sua vez, são associados à distribuição dos produtos pelo país.

Então, a vantagem de usar um operador logístico é justamente sua consolidação na área e a possibilidade de promover densidade e escala para o e-commerce. Além de investir nessa estratégia, elenco mais duas táticas que podem favorecer o processo:

– Aproveite a distribution e os pontos de venda físicos como locais de armazenagem de estoque: isso permite chegar aos compradores de maneira mais rápida.

– Marketplaces encurtam o processo: integrar-se a esse modelo de negócio pode ser uma maneira simples para facilitar o ingresso no e-commerce e usar uma logística já consolidada. É um caminho mais curto.

Comments are closed