Microsoft e LinkedIn lançam programa para ajudar a capacitar globalmente 10 milhões de pessoas em habilidades digitais necessárias para os empregos mais procurados na economia digital

Microsoft e LinkedIn lançam programa para ajudar a capacitar globalmente 10 milhões de pessoas em habilidades digitais necessárias para os empregos mais procurados na economia digital

 Hoje, a Microsoft e o LinkedIn anunciaram o próximo passo no programa de Habilidades para o Emprego, fornecendo acesso gratuito a 350 cursos e seis novas Certificações Introdutórias da Microsoft necessárias para as carreiras mais procuradas na economia digital. Por meio do programa “Caminhos para aprender habilidades para o emprego”, a Microsoft e o LinkedIn também oferecerão, globalmente, 50 mil assinaturas de LinkedIn Premium para ajudar os alunos de parceiros sem fins lucrativos da Microsoft e do LinkedIn, que conseguiram uma certificação de carreira, a ter acesso aos 18.000 cursos do LinkedIn Learning oferecidos aos assinantes. Até 2025, a Microsoft ajudará a treinar e certificar 10 milhões de pessoas globalmente com as habilidades para os empregos com maior demanda. O lançamento de hoje se baseia na Iniciativa Global Skilling, que ajudou 80 milhões de candidatos a emprego em todo o mundo a acessarem recursos de desenvolvimento de habilidades digitais.  

No Brasil, como parte dessa iniciativa, 1 milhão e trezentas mil pessoas foram treinadas desde julho de 2020 em diversos cursos oferecidos pelas duas companhias. Os principais caminhos de aprendizagem foram: Letramento Digital e Produtividade, Fundamentos de Inteligência Artificial, PowerApps, Power BI, Fundamentos do Azure, Introdução ao C# (C Sharp), Fundamentos de Power Platform, Gestão da Colaboração de Equipes com o Microsoft 365 e Proteção Contra Ameaças de Segurança com o Microsoft 365. 

Nesta nova etapa, como parte do compromisso com o desenvolvimento econômico do Brasil e de promover a capacitação e recapacitação da força de trabalho do País por meio da tecnologia, o programa “Caminhos para aprender habilidades para o emprego” disponibiliza os conteúdos também em português. Ao todo, são 63 cursos no idioma local, totalmente gratuitos, sobre o Microsoft 365, Otimização do Trabalho, Gerenciamento de Projetos, Data Analytics, Fundamentos para Análise de Negócios, Letramento Digital, entre outros. Parte do conteúdo estará disponível para download (links ao final do texto), juntamente com exercícios, testes, planos de aula e quizes, que poderão ser feitos sob demanda. Além disso, outros 48 cursos com certificação estarão disponíveis diretamente pela plataforma do LinkedIn.    

Usando dados do LinkedIn e do Burning Glass Institute, a Microsoft analisou listas de empregos para determinar seis cargos com alta demanda, que são: Assistente Administrativo, Gerente de Projetos, Analista de Negócios, Administrador de Sistemas, Desenvolvedor de Software e Analista de Dados.  Os novos cursos e certificados serão oferecidos em sete idiomas: inglês, francês, alemão, espanhol, português, chinês simplificado e japonês. Essa expansão baseia-se no compromisso da Microsoft em apoiar oportunidades econômicas inclusivas para que alunos de todo o mundo tenham acesso igualitário às habilidades, tecnologias e oportunidades necessárias para obterem sucesso em uma economia digital.  

“Temos realizado parcerias com o LinkedIn em nossa jornada que busca oferecer oportunidades de capacitação e sabemos que há muito mais a fazer. Agora e no futuro, a grande maioria da força de trabalho moderna precisará aprender ou possuir habilidades digitais para trabalhar nos cargos de alta demanda e estar preparada para uma economia cada vez mais dinâmica.  Por meio deste novo programa, e com o apoio de parcerias estratégicas com o setor público e organizações sem fins lucrativos, podemos contribuir para oferecer à sociedade cursos de capacitação e aumento das chances de empregabilidade dos brasileiros em escala. Esperamos oferecer a oportunidade para que milhões de pessoas aprendam as habilidades mais necessárias para o sucesso na economia digital”, comenta a presidente da Microsoft Brasil, Tânia Cosentino.  

“O aprendizado contínuo é uma habilidade necessária neste cenário de constantes mudanças em que há uma demanda maior de qualificação da força de trabalho para lidar com as tecnologias emergentes. Para se manterem competitivos em seus setores, profissionais devem se concentrar em adicionar competências sob demanda, que servirão tanto em seus empregos atuais quanto na busca por novas oportunidades. Nesse sentido, a parceria com a Microsoft é um exemplo prático de como estamos comprometidos em contribuir com esta jornada de aprendizagem dentro da plataforma”, afirma Milton Beck, Diretor Geral do LinkedIn para a América Latina. 

As novas Certificações Introdutórias da Microsoft foram projetadas para ajudar os alunos a preencher a lacuna do letramento digital e proporcionar fundamentos para o treinamento de habilidades técnicas mais avançadas e para a obtenção de certificações que serão valiosas para o mercado de trabalho. Ao concluir uma trilha de aprendizagem, os alunos receberão certificados digitais do LinkedIn que indicam aos empregadores a conquista e fluência do candidato naquele conjunto de habilidades.  

 Todos os cursos estão disponíveis no LinkedIn em opportunity.linkedin.com. Além disso, os cursos desenvolvidos pela Microsoft também estão disponíveis em formato para download e podem ser inseridos gratuitamente dentro da plataforma de E-learning (LMS) Microsoft Community Training (MCT). Os Link para download dos cursos em português encontram-se abaixo: 

Tipo  Curso  
Literatura Digital  Como trabalhar com computadores e dispositivos móveis  
Como trabalhar e colaborar on-line  
Microsoft 365  Introdução ao Microsoft 365  
Otimizando seu trabalho com o Microsoft 365  
Colaborando com o Microsoft 365  
Gerenciando projetos com o Microsoft 365  
Gerenciando dados com o Microsoft 365  
Exercícios  Quizz e Provas 
Exercícios   
Planos de aulas 

No Brasil, diversas pessoas foram impactadas pelas iniciativas da Microsoft e puderam ingressar na área de tecnologia ou empreender a partir dos cursos ofertados pela companhia e organizações parceiras. Matheus Chaves conseguiu um emprego desenvolvendo habilidades tecnológicas após procurar o Centro Unilehu POETA, em Curitiba, no Paraná. Uma vez matriculado no POETA DigiSpark, teve aulas de Ciência da Computação e Administração de Empresas e, com o apoio da instituição, conseguiu um emprego na ExxonMobil, parceira do Centro POETA, onde trabalhou como Programador de Front-End, e, atualmente, é estagiário na IBM. 

 “Atualmente estou cursando o bacharelado em Tecnologia de Gestão da Informação graças ao Centro POETA DigiSpark, que ajudou a garantir minha entrada no setor e contribuiu para que eu expandisse minha rede profissional. Hoje, estou desenvolvendo minha carreira na área da Ciência da Computação, e espero me tornar um desenvolvedor Full Stack e aprender mais sobre análise de sistemas”, conclui Matheus. 

 Já Ivanir, uma empreendedora rural que gerencia uma produção de peixes e hortaliças e que atua também na área da educação, decidiu se matricular no POETA DigiSpark para evoluir sua formação e se beneficiar dos treinamentos básicos em letramento digital. Moradora de  Palmelo, Goiás, uma cidade com 3.200 habitantes, ela também se capacitou nas funcionalidades do Microsoft 365 com ênfase em Ciência da Computação para aplicar os conhecimentos em ambas as atividades profissionais que executa. 

 “Sou grata à organização Obras Sociais CEF Jerônimo Candinho e ao POETA DigiSpark por me ajudar a adquirir habilidades digitais, o que contribuiu muito para que eu me tornasse uma professora melhor e continuasse com meu negócio”, afirma Ivanir. 

Comments are closed