LinkedIn Top Startups 2022: conheça as 15 empresas em alta no Brasil

LinkedIn Top Startups 2022: conheça as 15 empresas em alta no Brasil

Em tempos de incerteza na economia mundial e brasileira, os negócios precisaram se reinventar para continuar atraindo investimentos, colaboradores e novos clientes. Tendo agora a tecnologia um papel fundamental em um cenário de retomada de atividades pós-pandemia, o LinkedIn – maior rede social do mundo – apresenta a quinta edição da lista de Top Startups, que reconhece as quinze empresas que mais se destacaram neste último ano no país com base na análise de dados dos seus mais de 850 milhões de usuários globalmente. 

As startups que fazem parte desta nova edição de uma lista anual, preparada pelo time do LinkedIn Notícias, pertencem a diferentes setores e áreas de especialização, como serviços financeiros, saúde, benefícios, transporte, entre outros, e são as que mais representam capacidade de adaptação à situação atual do país. Elas se destacam ainda pelo crescimento contínuo, compromisso com a inovação, além de atração e retenção de talentos, de modo a promover políticas de trabalho flexíveis que os profissionais exigem atualmente.

O time editorial trouxe em 2022 uma metodologia que leva em consideração insights da plataforma e quatro pilares: crescimento no número de funcionários, interesse por vagas, engajamento de usuários com a empresa e seus funcionários, além da atração de profissionais. Para serem elegíveis, as empresas deveriam ser independentes e de propriedade privada, com 50 ou mais funcionários, fundadas há 7 anos ou menos e com matriz no Brasil.

Segundo Guilherme Odri, editor-chefe do LinkedIn Notícias Brasil, a lista de 2022 reflete o cenário atual do Brasil e traz um foco maior em inovação. “Temos um ranking muito forte em tecnologia com o oferecimento de serviços digitais que vieram da necessidade de adaptação durante o período pandêmico. Vemos que serviços financeiros no ambiente online lideram a lista e isso pode ser explicado pelo momento atual do país, que faz com que os consumidores precisem de melhor controle de suas finanças. Temos experimentado uma variação nos tipos de fintechs. A novidade para este ano são empresas focadas em recursos humanos e benefícios, bem como  saúde e transporte, que diversificam essa seleção”, revela Odri.

Conheça a lista de Top Startups 2022: 

  1. Neon – fintech
  2. C6 Bank – banco digital 
  3. Gupy – empresa de tecnologia para recursos humanos 
  4. Me poupe! – plataforma de educação financeira
  5. Flash Benefícios – gestão de benefícios
  6. Z1 – fintech 
  7. Caju Benefícios – gestão de  benefícios 
  8. Pipo Saúde – gestão de benefícios em saúde
  9. PayLivre – fintech
  10. Onze – fintech 
  11. Buser – transporte 
  12. Pier Seguradora – seguradora 
  13. Azos – seguradora 
  14. Alice –  healthtech 
  15. Voltz Motors – fabricação de veículos 

Mais detalhes sobre a lista completa podem ser encontrados aqui

Metodologia 

A metodologia das listas Top Startups, divulgada pelo time editorial do LinkedIn,  baseia-se na análise dos dados do LinkedIn pela equipe de data science, e avaliou, entre 1 de julho de 2021 a 30 de junho de 2022, o comportamento de mais de 850 milhões de membros no LinkedIn com foco em quatro áreas principais: crescimento do número de funcionários, engajamento com a empresa e seus funcionários atuais, interesse em anúncios de emprego e atração dos melhores talentos.

Definimos uma startup como uma empresa independente – não uma subsidiária atual ou ex-subsidiária de outra empresa – e de propriedade privada com pelo menos 50 funcionários, com 7 anos de serviço ou menos e com sede no Brasil. Excluímos empresas de recrutamento, organizações sem fins lucrativos, aceleradoras, filantrópicas, empresas de capital de risco e agências governamentais. Também não são elegíveis as startups que demitiram 15% ou mais de sua força de trabalho no período em que essa metodologia foi aplicada. 

Trata-se do maior lançamento até hoje, em 34 mercados: Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Dinamarca, Egito, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, México, Holanda , Nova Zelândia, Nigéria, Filipinas, Portugal, Arábia Saudita, Singapura, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e EUA.

Comments are closed