Google Brasil abre canais de contratação para profissionais negros em tecnologia e negócios

Compartilhar

O Google Brasil anunciou hoje mais uma etapa do seu compromisso em aumentar a representatividade de sua força de trabalho no país. A partir de agora, as pessoas candidatas que se auto-identificarem como pretas e pardas poderão aplicar para vagas identificadas como Inclusão da Comunidade Negra.

Desde o fim do ano passado, pessoas candidatas que se auto identificam como negras têm um canal dedicado de inscrições criado pelo Google no Brasil. É importante mencionar que todas as posições da empresa estão abertas para todas as pessoas, porém, há o entendimento da importância de meios que incentivem a participação de grupos historicamente sub-representados na indústria de tecnologia.
 

“Temos o compromisso global de tornar o Google uma empresa cada vez mais representativa e diversa. Por isso, seguiremos com nossos esforços de contratação de pessoas da comunidade negra, disponibilizando canais dedicados de inscrição nas áreas de engenharia e de negócios”, afirma Lisiane Lemos, gerente de programas de Recrutamento em Diversidade, Equidade e Inclusão do Google para América Latina. “Acreditamos que o investimento em equidade racial e em inclusão no mercado de trabalho é urgente e deve ser responsabilidade de todas as organizações. Além disso, temos certeza que a representatividade de nossa força de trabalho permite criar produtos mais úteis para todas as pessoas.”

Para se candidatar a estas vagas, o processo é o mesmo: basta visitar a página de Carreiras da empresa e buscar por vagas identificadas com o complemento “Black Community Inclusion” (Inclusão da Comunidade Negra, na tradução livre). A iniciativa começou a ser testada no fim do ano passado com posições na área de Engenharia de Software. Ao longo de 2022, mais oportunidades focadas em pessoas negras serão abertas gradualmente nas áreas de tecnologia e de negócios.

Atualmente, já há canais dedicados para posições em Engenharia de Software, Google Cloud e área de Negócios. Ao longo de 2022, mais áreas da companhia terão canais próprios de candidatura para pessoas negras. Os contratados poderão trabalhar no modelo híbrido, no qual a maioria dos funcionários fica três dias no escritório e dois dias trabalhando remotamente. Dependendo da função, também é possível se candidatar a vagas 100% remotas.

Operação brasileira é pioneira no compromisso com equidade racial

No início de 2019, o Google Brasil anunciou o Next Step, um programa-piloto de estágio para estudantes negros que dispensou a necessidade de domínio da língua inglesa. Durante dois anos, os estudantes puderam estagiar em áreas de negócios no escritório de São Paulo, ao mesmo tempo em que tiveram aulas de reforço de inglês. Ao fim do programa, a maioria dos estagiários foi contratada pela empresa. Hoje, o Next Step está em sua segunda edição em São Paulo e foi expandido para o Centro de Engenharia de Belo Horizonte.

Quem tiver interesse em saber mais sobre o processo seletivo do Google pode acessar este link, já os canais dedicados para a comunidade negra podem ser encontrados na página de carreiras.