A Local.e, plataforma de apoio às marcas locais, e o novo fundo de investimentos Emerge Ventures, criado por Eduardo Moraes (fundador da Latinex Brands) e Leonardo Tonini (ex-CMO da Mondelez), acabam de lançar o Programa Emerge, o primeiro programa de aceleração desenvolvido exclusivamente para empresas de bens de consumo. O objetivo é ajudar empreendedores do setor a escalarem seus negócios evitando os erros mais comuns dessa indústria.
Para participar, a empresa interessada deve trabalhar com as categorias de alimentos, bebidas, suplementos, higiene e beleza, limpeza ou universo pet. É importante que já tenha um produto validado no mercado e esteja em momento de tração.
As marcas podem se inscrever entre 19 de setembro e 5 de outubro no Link. A partir daí serão quatro etapas: formulário inicial, questionário aprofundado sobre a marca, entrevista com fundadores e seleção dos finalistas. Os resultados serão divulgados em 13 de outubro.
O Programa de Aceleração Local.e & Emerge Ventures será aplicado a partir de 17 de outubro e terá duração de nove semanas, intercalando sessões em grupo e mentorias individuais e abordando quatro áreas principais: estratégia, proposta de valor, geração de demanda e, no final, apresentação do plano de negócios.
É válido destacar que as marcas que participarem, além de saírem com o negócio mais estruturado no sentido de crescer, poderão receber investimentos da Emerge Ventures.
“Consumo é terra de camelo, não de unicórnio. Nossa experiência em criar negócios resilientes baseados em marcas memoráveis pode ajudar a encurtar o caminho dos fundadores em suas jornadas”, afirma Leonardo Tonini da Emerge Ventures.
Para Eduardo Moraes, o programa tem um cunho de retorno para a comunidade: “Recebi muita ajuda na trajetória como empreendedor, e esse programa é uma oportunidade de devolver esses aprendizados ao ecossistema através de um método estruturado”.
O Programa Emerge conta com o apoio da RGNutri – hub de especialistas em alimentos e bem-estar que oferece soluções em estratégia e inovação e investe em startups nas áreas de alimentação, agricultura e bem-estar.