Demo Day apresenta as 20 startups aceleradas pelo Braskem Labs em 2022

Demo Day apresenta as 20 startups aceleradas pelo Braskem Labs em 2022

Na próxima quarta-feira (9) acontece o Demo Day, evento que irá contar com apresentações das 20 startups aceleradas pelo programa de inovação aberta Braskem Labs em 2022. Os participantes serão avaliados por uma banca composta por executivos da Braskem e por uma plateia de convidados, como brand owners e investidores, gerando oportunidades para atrair novos clientes e investimentos.
 

O Demo Day terá a presença de participantes do programa também como fornecedores. Exemplos disso são as sandálias da startup Linus, que serão usadas pelo staff do evento; a Água Camelo, que oferecerá água para os convidados por meio de sua solução que promove o acesso à água tratada, garantindo segurança para pessoas em situação de vulnerabilidade social; uso de copos reutilizáveis fornecidos pela Meu Copo Eco, acelerada pelo Labs em 2019; e a GreenAnt, que fará a medição do uso de energia do local.
 

A Braskem realiza o Demo Day com o apoio da consultoria parceira Quintessa, aceleradora de impacto e referência em inovação aberta, e dos co-sponsors BASF, Colgate-Palmolive, Tigre e Diversidade io.
 

“Temos muito orgulho de concluir mais uma edição do Braskem Labs e de ter colaborado para impulsionar projetos com relevante impacto ambiental e social. Seguimos com nosso objetivo de investir na inovação aliada à sustentabilidade, com um programa que seja benéfico para o ecossistema e os empreendedores, sempre visando tornar o nosso mundo um lugar mais sustentável”, afirma Karla Censi, gerente de soluções sustentáveis na Braskem e responsável pelo Braskem Labs.
 

Braskem Labs 2022 
 

Ao todo, 188 empreendedores de todo Brasil se inscreveram para o Braskem Labs 2022, sendo 30% deles desenvolvedores de soluções para mitigação das mudanças climáticas. Do total de inscritos, foram 20 selecionados, sendo 10 classificados para participar do Braskem Labs Ignition — focado em startups em fase de validação e refinamento de modelo de negócio — e 10 para o Braskem Labs Scale, que oferece suporte para negócios em fase de tração ou escala, impulsionando seu crescimento. Um diferencial da edição deste ano é que duas participantes são do Chile.
 

No decorrer do programa foram geradas 145 conexões startups na categoria Scale e 225 conexões na Ignition. Mais de 30 parcerias estão em andamento, inclusive com cooperações entre as startups aceleradas, como a Insecta Shoes e a Luft Shoes que juntas lançaram uma coleção. Foram realizados encontros presenciais e online, com wokshops e agendas totalizando mais de 30 horas de treinamento focados em conhecimento essencial para crescimento e aceleração desses negócios.
 

Para gestão das startups durante o programa, os empreendedores receberam incentivo em Diversidade e Inclusão. Por meio da parceria com o co-sponsor Diversidade io, foi oferecido treinamento e acesso a ferramentas para contratação que estimulem a diversidade, como a plataforma Afroempreendedores.
 

Por conta de sua atuação em projetos que estimulam a inovação, como o Braskem Labs, a Braskem foi reconhecida em outubro deste ano como uma das líderes no desenvolvimento de inovações junto a startups no ranking Top 100 Open Corps 2022, além de também estar entre as 5 primeiras na categoria Manufatura e Indústria Química. Essa premiação é realizada pela 100 Open Startups, plataforma pioneira e líder em open innovation na América Latina.
 

Confira as startups aceleradas pelo Braskem Labs em 2022:

Braskem Labos Ignition  
 

Startup Descrição 
Bioreset   A BIORESET é startup de biotecnologia que desenvolve um material de composição 100% orgânica substituto ao plástico comum, produzido por fermentação microbiológica e totalmente aderente aos processos aplicados pela indústria plástica, com preço competitivo às resinas convencionais, e tendo como diferencial ser totalmente seguro para o meio ambiente.
P-Last   Possui um processo biotecnológico original capaz de degradar plásticos de qualquer origem com produção simultânea de bioplásticos biodegradáveis por meio de bactérias isoladas de solos do Cerrado.
Reactor Model   Plataforma de pesquisa e desenvolvimento da Indústria 4.0 para o setor de tintas e resinas. Softwares de formulação ágil, com aplicação de inteligência artificial e modelos técnicos avançados, e retenção do conhecimento produzido. 
Astana Química   A Astana Química é uma startup que tem como objetivo atuar na fabricação de produtos de limpeza industrial utilizando componentes naturais, como o d-Limoneno (extraído da casca da laranja) e o Terpinoleno de Terebintina (extraído do pinheiro). Os produtos desenvolvidos com os Bio Solventes são desengraxantes, descarbonizantes, surfactantes para descontaminação de solo, entre outros.
Luft Shoes   Marca de calçados infantis com insumos reciclados e/ou recicláveis que se preocupa com a sustentabilidade em todas as etapas de produção e consumo. Na venda de cada par de LUFT, retiram 1kg de lixo do mar.
Água Camelo   A Água Camelo é uma startup de impacto socioambiental que promove o acesso à água tratada, garantindo segurança para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A empresa permite o acesso a água tratada através do Kit Camelo, que é composto por uma mochila que suporta até 15L de água e um filtro portátil acoplado que elimina até 99,99% de todas as bactérias, protozoários e partículas sólidas flutuantes na água.
Nauco   Empresa chilena que possui tecnologia para eliminar plásticos e microplásticos dos rios por meio da geração de microbolhas que fazem com que esses resíduos flutuem e sejam extraídos, desviando seu curso do mar.
Jasmmin   A Jasmmin é uma startup de tecnologia que atua no desenvolvimento de novos produtos e materiais de construção através da reutilização de resíduos e rejeitos da indústria. A solução gera um impacto ambiental por permitir que sejam utilizados blocos sustentáveis na construção civil, diminuindo a utilização de cimento Portland e agregados.
Forest Watch   A Anubz tem 2 produtos principais: Um sistema de rastreamento de ativos das empresas e a Forest Watch que faz rastreabilidade e inventário de plantios florestais, agroflorestais e de florestas urbanas. É realizado acompanhamento por solo e por satélite de ações de reflorestamento, realizando coleta de dados no campo e transformação em dados ESG seguros.
Recicli – DeCarb   A RECICLI é uma startup que atua em segmentos de inovação e sustentabilidade. Desde a reciclagem de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) até a pesquisa e desenvolvimento em energia limpa, e sequestro de gases de efeito estufa. Como spin off da RECICLI surgiu a DECARB, que atua com sistema de captura de CO2, com recuperação pura do gás, gerando novos insumos para indústria.

Braskem Labs Scale  
 

Startup Descrição 
GreenAnt   A GreenAnt é uma plataforma para ajudar os tomadores de decisão a ter visibilidade e insights para gestão inteligente de energia elétrica, desde contratos no mercado livre a detecção de anomalias. O software atua na gestão de energia com algoritmos de machine learning e otimização para apoiar a operação contratual e física de clientes comerciais e industriais.
Doroth   Monitora e quantifica microrganismos de interesse do agronegócio através de ferramentas de biotecnologia para que o agricultor seja mais preciso no manejo do cultivo.
TRC Sustentável   A TRC Sustentável Tecnologia em Redução de Custos é uma startup especializada no desenvolvimento e na comercialização de projetos e serviços exclusivos que reduzem significativamente os gastos com a conta de água. Entre eles, o Projeto de Gestão da Água (PGA) que consiste na aplicação de dispositivos que evitam desperdícios e geram economia no bolso do cliente.
Krilltech Nanotecnologia Agro   A Krilltech Nanotecnologia Agro desenvolve soluções baseadas em nanotecnologia para aumentar a produtividade, qualidade e resistência das culturas agrícolas. A Arbolina, seu produto patenteado feito em parceria com a UNB e Embrapa, consiste em uma nanoestrutura orgânica de 3 nanômetros de diâmetro, cuja superfície é recheada de grupos funcionais que se ligam ao mecanismo celular da planta aumentando a absorção de nutrientes. Funcionam como um booster fisiológico para plantas, atóxico e biodegradável, que faz com que o processo de fotossíntese seja mais eficiente para as plantas, e as proteja de processos de estresse hídrico.
Aterra   Cria redes de negócios inovadores circulares para a gestão e destinação dos resíduos, favorecendo a sustentabilidade e a geração de benefícios econômicos.
Destine Já   A Destine Já oferece uma plataforma digital de logística reversa para pequenas e médias empresas com mix de serviços de gestão de resíduos, atendendo às condicionantes ambientais dos clientes que possuem licença ambiental. Atuam até a última milha da destinação, com rastreabilidade e gestão de indicadores na plataforma.
Telite   A Telite produz telhas com plástico reciclado (PEAD / PE / PP). Através de seu modelo de logística reversa, faz a coleta de empresas e pessoas físicas pelo aplicativo e paga os usuários direto na conta bancária dessa forma, que compram matéria prima a um preço muito menor que o mercado, e a telha se torna muito competitiva. Os resíduos não aproveitados são vendidos.
Insecta Shoes   Insecta Shoes produz sapatos veganos, ecológicos e feitos à mão, produzidos a partir de roupas vintage e tecidos de garrafas pet recicladas. A palavra-chave é reaproveitamento: aumentar a vida útil do que já existe pelo mundo. Através de um processo artesanal, transformam roupas antigas e reciclam materiais em oxfords, slippers, sandálias e botas veganas.
Linus   A Linus é um DNVB (digital native vertical brands) que leva sustentabilidade de uma forma prática e acessível ao dia a dia das pessoas por meio de sandálias de PVC ecológico expandido material 100% reciclável, vegano e com 70% de fontes renováveis. Além do material reciclável, a empresa é 100% carbono negativo, através da compra de crédito de carbono compensando o dobro da sua emissão.
Solubag   A Solubag desenvolveu uma tecnologia, na qual são fabricados filmes flexíveis e rígidos para substituir plástico de uso único, como sacola de supermercado, embalagens, etc, e quando entram em contato com a água, dissolvem-se sem deixar resíduos tóxicos ou poluentes no ambiente. Essa tecnologia é feita de mesmo material utilizado na fabricação de invólucros de cápsulas para medicamentos. Desenvolve embalagens plásticas solúveis e biodegradáveis, que não contém plástico ou micro plástico.

Comments are closed