ABES anuncia aliança estratégica com a Embrapii

ABES anuncia aliança estratégica com a Embrapii

A ABES — Associação Brasileira das Empresas de Software e a Embrapii — Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, assinaram acordo a fim de incentivar projetos de inovação e de PD&I em transformação digital; Estimular projetos conjuntos entre empresas e UEs (unidades Embrapii); Estimular que as UEs aprofundem suas pesquisas nos temas de prioridade do setor de software; Apoiar e promover a realização de EMBRAPII Days e encontros com objetivo de aproximar as UEs das empresas do setor de software. A aliança estratégica, anunciada durante o evento virtual “Fomento e incentivo às empresas inovadoras”, disponível juntamente com os demais eventos da associação no canal da ABES no YouTube, é mais um passo para que a ABES continue trabalhando para demonstrar as necessidades do setor junto aos órgãos de fomento e realizar ações para o desenvolvimento das empresas.
 

“A formalização desta aliança estratégica veio para fortalecer a parceria e ampliar as ações direcionadas às empresas e startups que sabem que investir em inovação é crucial para a competitividade, assim como despertar aquelas que ainda não acordaram para esta realidade de mercado”, destaca Paulo Milliet Roque, Presidente da ABES. Segundo ele, o apoio financeiro à inovação realizado por organizações como a Embrapii representa um importante estímulo ao desenvolvimento tecnológico, científico, econômico e social. Neste cenário, é muito relevante que estes mecanismos sejam aprimorados e evoluam junto com o mercado e a sociedade. “Vamos estar ao lado da Embrapii, estimular o diálogo, contribuir para a evolução do Brasil como nação inovadora, como um país digital e menos desigual, além de apoiar o ecossistema Embrapii na adoção e promoção de boas práticas corporativas por meio da Mobilização pela Redução da Desigualdade e da iniciativa Um Empresa Ética.”, enfatizou Paulo.
 

Na avaliação de José Luis Gordon, presidente da Embrapii, a parceria com a ABES é estratégica, ao atender as necessidades de inovação das empresas de software e beneficiar a todos os demais setores econômicos. “Hoje, mais de 900 projetos que apoiamos envolvem novas tecnologias, como inteligência artificial, internet das coisas, manufatura 4.0, conectividade, entre outras. Estamos nos tornando referência na temática de transformação digital. A ABES congrega uma série de empresas que podemos apoiar, que desempenham um papel estratégico para o desenvolvimento do Brasil, que empregam muita gente.”, explicou.
 

Atualmente, a Embrapii tem 76 unidades credenciadas, que possuem infraestrutura de ponta, alta capacidade técnica, experiência com empresas e excelência em inovação, e a meta é ampliar este número. Com o Modelo Embrapii por Demanda, instrumento por meio do qual o órgão iniciou sua atuação e que está disponível para o empresário de qualquer setor e empresas de qualquer tamanho, sem necessidade de edital ou chamamento, a Embrapii aloca recursos pelo instrumento de subvenção econômica, sem burocracia e com liberação de recursos em torno de 30 dias. Também conta com parceria com o Sebrae; o Basic Funding Alliance, que destina recursos a projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) pré-competitivos (TRLs 2 a 6) com foco em novas rotas tecnológicas na área de Tecnologias Digitais; e a Rede de Tecnologias Digitais e Inovação e a Rede de Inovação em Bioeconomia, que visam integrar as Unidades Embrapiis que apresentam sinergias em um ecossistema para troca de conhecimento e realização de projetos em conjunto com as empresas. Mais informações no site da Embrapii.

Comments are closed