Yamaha Motor lidera rodada de investimento Seed na startup ARPAC, de aplicação com drones

Yamaha Motor lidera rodada de investimento Seed na startup ARPAC, de aplicação com drones

A Yamaha Motor Co., (“Yamaha Motor”) anunciou hoje que liderou uma rodada de investimento de R$ 9.4 milhões na ARPAC Indústria de Aeronaves S.A (ARPAC), uma startup early-stage de tecnologia agrícola sediada no Brasil.

A ARPAC desenvolve e opera drones para monitoramento de sanidade de lavouras e para a aplicação de insumos químicos e biológicos, abrangendo os maiores cultivos brasileiros como cana-de-açúcar, soja, pastagem, silvicultura, café e arroz.

O investimento na ARPAC demonstra o foco estratégico da Yamaha Motor para contribuir com o crescimento sustentável da indústria global da agricultura através da sua visão de longo prazo, com os conceitos de Advancing Robotics e Rethinking Solutions. 

“A Yamaha Motor tem uma longa trajetória de pulverização com aeronaves não tripuladas, com mais de 30 anos de experiência no Japão.” Disse Akira Kuraishi, Gerente Geral Sênior da Seção de Desenvolvimento de Negócios de Sistemas Não Tripulados da Yamaha Motor. “Com este investimento poderemos aprender mais sobre a indústria da agricultura no Brasil, assim como os requisitos de produto e de tecnologia para atender este mercado. Estamos animados em apoiar uma ótima equipe como a da ARPAC.”

O modelo de negócios único da ARPAC começa com a fabricação dos seus equipamentos operacionais – incluindo o drone e o software de operação – e avança com a prestação de serviços de aplicação aérea para seus clientes. Atualmente, os principais clientes da empresa são relevantes grupos agrícolas brasileiros que buscam por tecnologia e inovação para reduzir custos e minimizar o uso de defensivos químicos nas aplicações.

Os drones de pulverização também são utilizados como uma alternativa aos pulverizadores terrestres por características dos terrenos, como em regiões montanhosas, devido ao declive, solos úmidos, que trazem problema de compactação, locais com obstáculos e de difícil acesso, características que trazem risco à aplicação realizada pelos produtores rurais.

Em 2021, a ARPAC ganhou o reconhecimento de Melhor Fornecedor de Inovação da Raízen (B3: RAIZ4), atendendo 19 usinas de cana-de-açúcar.

“Estamos muito empolgados com a conclusão desta rodada! A Yamaha é uma inspiração desde o início da nossa jornada e estamos felizes com a oportunidade de aprender com a extensa e relevante experiência que a Yamaha tem no mercado de serviços de aplicação com drones. A ARPAC está sempre buscando desenvolver soluções inovadoras, estreitando a relação entre operações de campo e a pesquisa e desenvolvimento. Em 2021, este direcionamento fez com que a empresa poupasse 92 toneladas de defensivos agrícolas, comparando com as aplicações de aviões agrícolas. Este investimento vai viabilizar o lançamento de novos produtos e serviços que vão beneficiar o mercado agrícola e o meio ambiente”. Disse Eduardo Goerl, CEO da ARPAC.

Com a rodada de investimento, a ARPAC irá aumentar sua capacidade operacional e desenvolvimento de tecnologia, assim como expandir em novos mercados agrícolas do Brasil.

Comments are closed