Levantamento traz principais dias e horários utilizados pelos recrutadores para ofertas de emprego e leitura dos CVs
Segundas e terças das 15h às 16h é onde se concentram as maiores publicações de vagas e avaliações de currículos. É o que aponta levantamento realizado pela Vagas.com, líder em soluções tecnológicas de recrutamento e seleção. De acordo com o estudo, as segundas e terças concentram o maior volume de publicação de vagas, com 41% do total. Também são os dias que os recrutadores mais utilizam para abertura dos currículos, concentrando 45,8% da atividade. E essas duas tarefas são realizadas com maior frequência das 15h às 16h (22,1%)
“Os RHs e avaliadores preferem utilizar o começo da semana tanto para veicular novos anúncios de vagas como também para avaliar o currículo de candidatos. Como são atividades estratégicas da área, essas tarefas ficam concentradas no começo da semana, dias onde teoricamente as pessoas estão com suas energias mais renovadas e aptas para executarem suas demandas”, explica Rafael Urbano, da área de Inteligência de Negócios da Vagas.com
A terça-feira é o dia com maior volume de vagas ofertadas (20,7%), seguida pela segunda (20,3%) e quarta (19,9%). Na sequência aparece a sexta, com 18,9%, e a quinta, com 18,6%. Sábados e domingos registraram apenas 1,7%.
Os currículos abertos encontram na segunda-feira o dia com maior leitura do documento pelos recrutadores (23,7%). A terça é o segundo dia (22,1%), seguido pela quarta (19,6%), quinta (17,9%) e sexta (14,8%). Sábados e domingos computaram 1,9%.
O horário das 15h às 16h é a faixa mais utilizada para ofertas de emprego (21,5%) e leitura dos CVs (22,1%). O intervalo das 9h às 10h vem logo depois, também bastante utilizado para vagas publicadas (18,4%) e abertura de currículos (19,9%).
Para chegar nesse resultado, a Vagas.com analisou os horários e os dias da semana que a área de Recursos Humanos realiza a publicação de vagas e procura de currículos (triagem das candidaturas nos bancos de currículos) em seu banco de dados. Foram consideradas 74.1 mil vagas publicadas e 3, 8milhões de currículos abertos de 1 de janeiro a 15 de julho deste ano.