A Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros que é a principal parceira do empreendedor brasileiro, anuncia a 16ª edição do programa Recruta Stone. As inscrições para o processo seletivo vão até o dia 13 de setembro e serão ofertadas vagas sem pré-requisitos, para candidatos de diversos perfis, nas empresas do grupo StoneCo. Realizado desde 2014, a exigência do Recruta é que o candidato demonstre forte alinhamento cultural com a companhia.
“Em cada etapa, abordamos a cultura da empresa e a importância do olhar voltado para o outro, buscando entender o melhor que cada pessoa tem a oferecer, focando na experiência empática e de autoconhecimento. Assim, atraímos pessoas que são inconformadas, mudam seu entorno de maneira construtiva e são protagonistas de suas jornadas. É o encontro perfeito entre essas pessoas e uma companhia que foca diariamente em melhorar a vida do empreendedor’’, destaca Lívia Kuga, líder e sócia na Stone.
Após a primeira triagem, a partir de outubro, os candidatos oriundos de todo o Brasil participam de forma remota de trilhas de formação, com aulas de autoconhecimento e marketing pessoal, acompanhadas de entrevistas, avaliações e feedbacks periódicos que contribuem para o desenvolvimento dos participantes. Em novembro, já iniciam contratações de candidatos como estagiários e em regime CLT. Esses profissionais participarão de um programa de imersão com desafios práticos dentro das empresas do grupo e passarão por mentorias com a alta liderança da companhia, além de receberem treinamentos personalizados.
Victor Souza Lima foi um dos Recrutas de 2019 e trabalha hoje no backoffice comercial da Stone. Ele conta que, quando se inscreveu no Recruta, não havia clareza sobre o que queria para sua carreira. O jovem sabia que gostaria de estar em um lugar com uma cultura forte, que fosse desafiá-lo, com pessoas que admirasse para que, naturalmente, se engajasse no que esse grupo estava se propondo a fazer.
“O Recruta Stone é um processo mais longo, com foco em desenvolvimento e autoconhecimento. A primeira etapa é dividida em testes de lógica e de perfil. Já a segunda parte é focada no seu autoconhecimento, com um questionário sobre a vida. Conforme eu lia as perguntas, ficou muito claro para mim que o Recruta é diferente de outros programas e que existe um interesse genuíno em me conhecer e fomentar meu desenvolvimento, independente do resultado final do processo. Eram perguntas super profundas que nem eu havia me feito ainda. De fato, o Recruta é muito rico e vai te preparando para situações reais do mercado e do dia a dia da Stone”, detalhe o Recruta Vitor Lima.
E, depois das duas etapas descritas pelo Vitor, é na grande final, programada para o fim de janeiro, que são eleitos os Recrutas. Em 15 edições, o projeto já contratou mais de 4.000 talentos e cerca de 60 candidatos receberam o título de Recruta, depois de demonstrarem a paixão por melhorarem a vida de quem empreende no país e que tem como objetivo também formar novos empreendedores, por meio da educação, contribuindo para o desenvolvimento dos indivíduos e de suas trajetórias de sucesso.
Pensando em como trazer uma melhor experiência aos candidatos, o programa disponibiliza um portal em que os participantes conseguem ter acesso ao seu progresso no processo e também às informações que enviaram para a empresa. No site, os candidatos também podem interagir com um chatbot que os orienta com clareza a respeito de suas dúvidas.