Sumitomo Rubber desenvolve novo recurso tecnológico para estimar desgaste de pneus

Compartilhar

A Sumitomo Rubber Industries vem trabalhando em conjunto com o professor Hiroshi Tani, da Universidade de Kansai, no Japão, no desenvolvimento de um dispositivo inovador de geração de energia (coletor de energia) que aproveita a rotação do pneu para gerar eletricidade, podendo ser utilizado para fornecimento de energia para sensores periféricos instalados dentro e ao redor dos pneus, sem depender de baterias. Através desses coletores de energia e das técnicas desenvolvidas nesse projeto, é possível agora medir principalmente o desgaste dos pneus, além de seu footprint, ou seja, a pegada da banda de rodagem do pneu no solo, sinalizando o momento ideal da troca de pneus.
 

Este último avanço torna possível calcular o desenho do footprint, que é a “pegada no solo” do pneu, suas medidas e o ciclo de rotação através de ondas de tensão geradas pelo dispositivo, obtidas de cada coletor de energia à medida que os pneus giram em contato com o solo. Além de abrir as portas para várias aplicações para serviços e soluções de pneus, essas novas tecnologias também fornecerão um maior know-how para o desenvolvimento de novos pneus no futuro.
 

Seguindo em direção a política de sustentabilidade de longo prazo que a empresa estabeleceu em agosto de 2021, o Grupo Sumitomo Rubber está ativamente engajado em iniciativas para resolver questões urgentes relacionadas ao meio ambiente, harmonia social e governança. A fim de responder habilmente aos avanços da sociedade relacionados ao futuro dos veículos e mobilidade, o Grupo continuará trabalhando e contribuindo para a realização de um futuro mais próspero, fornecendo novos serviços, soluções e tecnologias para maior segurança e bem-estar com menor impacto ambiental.
 

A coleta de energia refere-se a tecnologias que capturam, armazenam e aproveitam a energia do ambiente, que é um termo genérico para luz, vibração, calor e outras formas de energia que estão presentes em quantidades minúsculas ao nosso redor. Essa energia ambiente geralmente vai para o lixo se não for colhida.