A Inteligência Artificial (AI) e a computação cognitiva possibilitam que máquinas e robôs reconheçam padrões sensoriais, comportamentos e aprendam a operar como pessoas físicas. Pensando nessa tendência, a Stefanini Scala, coligada do Grupo Stefanini, aposta em sua mais nova assistente cognitiva multicanal para auxiliar clientes dos diversos setores da economia, tais como Varejo, Seguros, Telecom, RH e farmacêutico, de forma assertiva, visando eficiência operacional e redução de custos.
Batizada de MAIA (Multipurpose Artificial Intelligence Assistant), a solução inspirada no IBM Watson é capaz de pensar e responder como um humano, graças a algoritmos complexos de inteligência artificial. “As tecnologias de IA para classificação, combinação de padrões e sugestão de informações potencialmente relacionadas já são parte do nosso cotidiano. Os dashboards baseados em IA oferecerão inteligência preditiva que proporcionará um nível totalmente novo de conhecimento sobre a tomada de decisões da gestão”, diz Danielle Franklin, Diretora de Novos Negócios da Stefanini Scala.
A IDC sinaliza que as novas tecnologias para automação vão movimentar a indústria de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e robótica. A consultoria prevê que em 2018 cerca de 50% de todos os aplicativos desenvolvidos no mercado global vão incorporar alguma ferramenta de Inteligência Artificial, puxada pela demanda de máquinas e robôs autônomos. Se antevendo a essa nova realidade, a Stefanini Scala está investindo alto nesta tecnologia, tanto em recursos financeiros quanto capacitação técnica, para que a inteligência artificial seja uma aliada importante nos negócios dos clientes. “A solução é capaz de interpretar dados não estruturados, como faz um ser humano, mas com a velocidade de uma máquina de alta tecnologia”, ressalta a executiva.
O Gartner prevê que até o final de 2017 a automatização de serviços e as plataformas cognitivas vão permitir cortar cerca de 60% dos custos das soluções de TI, executando tarefas repetitivas que atualmente são feitas por humanos. Diante desse contexto, a MAIA representa a revolução do atendimento digital, sendo capaz de realizar diversos projetos de maneira eficiente e econômica. Além disso, a assistente cognitiva é composta por um conjunto de softwares, sistemas e processos que permitem acelerar e melhorar a performance dos negócios, garantindo a interação com o consumidor por múltiplos canais: voz, texto, internet, aplicativos móveis e redes sociais.
A Stefanini Scala, que nasceu da fusão da VANguard, coligada da Stefanini especializada em governança de TI, segurança e Service Management, com a Scala IT, um dos principais parceiros da IBM em software, já atende a quase 100% do portfólio de software da IBM no Brasil. Recentemente, a empresa venceu o prêmio “Winner of the Latin America Partner Excellence Award” da IBM e se tornou parceiro Platinum da companhia.