As causas sociais têm ganhado cada vez mais importância no mundo corporativo. Apesar disso, várias organizações e instituições não conseguem promover seus trabalhos, nem encontrar novos doadores e beneficiários.
Foi pensando na solução para esse problema que a empresa social Calhau Social foi fundada. Vencedora do Projeto Visionários 2016, a startup tem uma mecânica simples, mas inovadora: unir sites, portais e blogs com espaços publicitários não comercializados (que, no linguajar publicitário, se chamam “calhau”) com campanhas de ONGs. Assim, publishers parceiros, como Valor Econômico e Webmotors, cedem espaços para a veiculação de campanhas de causas e as instituições não pagam nada por isso.
A startup está entre as 50 empresas escolhidas para participar do SP Stars 2017, um dos maiores programas de conexão entre startups e mentores. Foram mais de 200 inscritos no programa, de iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Tech Sampa, política de estímulo à inovação e ao desenvolvimento de startups, em parceria com o Ecossistema de Startups de São Paulo.
O Calhau Social já conta com mais de trinta ONGs parceiras, como a APAE, os Doutores da Alegria e o GRAAC e planeja aumentar esse número. Todas as instituições inscritas passam por um processo de verificação quanto à sua autenticidade e a validade de suas campanhas, para garantir que somente causas sérias sejam promovidas.
No site do Calhau social, ainda existe a opção de ajudar como pessoa física. Para isso, o internauta deverá ter uma conta no Facebook e promover post no seu perfil, compartilhando uma ou mais campanhas de ONGs com as quais se identifique.
Para saber mais sobre o Calhau Social, acesse o site em www.calhausocial.org.