Startup lança ferramenta que aumenta a abrangência do programa de compliance nas indústrias

Startup lança ferramenta que aumenta a abrangência do programa de compliance nas indústrias

Não há como conduzir uma empresa rumo ao sucesso sem um programa de compliance robusto ao seu lado. Mas, até hoje, muitos desafios ainda são enfrentados nessa jornada, especialmente no setor industrial. Mesmo diante de um mercado cada vez mais digitalizado, muitos colaboradores não fazem parte deste universo online, dificultando assim a disseminação das políticas e valores da empresa para todos, como é o caso do varejo, construção, logística, agricultura, entre outros.  Visando eliminar essa barreia, a clickCompliance, startup de tecnologia para a gestão de compliance e integridade corporativa, está lançando uma nova ferramenta que prevê facilitar a implementação destes programas para todos os profissionais das companhias através do WhatsApp.

Segundo dados do Ponemon Institute, todos os anos, cerca de US$ 5,47 milhões são investidos no desenvolvimento de processos de compliance assertivos. Entretanto, mesmo em meio a tamanhos avanços, transportar a importância do compliance para todos os membros da organização, como lojistas, motoristas e agricultores, sempre foi um dos maiores problemas enfrentados no segmento industrial.

Na tentativa de alcançar todos os colaboradores, alguns programas eram transmitidos via multiplicadores, ou seja, profissionais voltados à segurança do trabalho, por exemplo, que por mais essenciais que sejam, não conseguiam passar as informações necessárias com a mesma assertividade a esses integrantes da companhia. “Muitos conteúdos importantes eram perdidos no caminho, o que impactava a qualidade na absorção da implementação do compliance”, explica Marcelo Erthal, CEO do clickCompliance.

Os custos de deslocamento necessários para atingir esses colaboradores não digitais, sem acesso a computadores ou e-mail corporativo, são elevados— com baixo êxito, ainda, nas tentativas de reunirem todos os membros presencialmente para a aplicação dos treinamentos ou outras ações. Nesse cenário, o grande desafio sempre foi criar uma abordagem diferente, capaz de atingir estes colaboradores, permitindo que conseguissem realizar os projetos de capacitação com a mesma qualidade e sem prejuízo ao core business das indústrias.

Como solução para este problema, a ferramenta desenvolvida pela clickCompliance funciona de forma simples e assertiva. Mesmo desconectados, a grande maioria desses profissionais possui seu próprio aparelho celular, e 99% dos smartphones no Brasil têm o WhatsApp instalado, segundo dados divulgados pelo Panorama mobile Time e pela Opinion Box. “Por isso, pensamos em um mecanismo que viabilizasse o acesso aos conteúdos do programa diretamente de seus dispositivos, para que pudessem realizá-los no local e momento mais adequados para cada um”, comenta.

Ao invés de dependerem da reunião de todos os membros em um ambiente para a organização de treinamentos, o acesso ao sistema e a todos os conteúdos disponíveis na plataforma é feito através de um link, enviado diretamente aos celulares dos colaboradores. Assim, cada um poderá acessá-los de forma simples e rápida, com a liberdade de estudá-los no período mais propício. É válido enfatizar que, mesmo em empresas com funcionários dispersos, a plataforma permite uma maior abrangência de impacto para seu público, eliminando barreiras físicas e digitais.

A implementação pode elevar a absorção das políticas e valores da organização perante seus funcionários, mas, para isso, alguns cuidados devem ser tomados. Todas as normas sobre a realização destes treinamentos precisam ser esclarecidas para todos, ressaltando a necessidade de serem feitas dentro do expediente de trabalho. Ainda, caso os celulares apresentem qualquer problema, é dever das empresas fornecerem alternativas e recursos que viabilizem tal tarefa — desde uma área adequada com sinal de internet até computadores ou outros aparelhos nos quais possam acessá-los.

Tendo em vista o cenário atual, todos os membros da empresa devem receber as mesmas oportunidades e espaços para participarem dos treinamentos de compliance necessários para, assim, compreenderem as políticas e procedimentos de concordância com as regras corporativas. Com a vigência do novo Decreto 11.129/2022, essa essencialidade ganhou ainda mais força, evidenciando a necessidade de expansão destes valores para os terceiros da companhia.

Com a nova ferramenta da clickCompliance, as empresas terão à disposição uma solução muito mais facilitada e otimizada no mercado, capaz de transmitir seus valores de ética e integridade, como o código de ética, para todos os membros. “Nossa interface conversacional ajudará na implementação do compliance em todos os negócios. Com ela, queremos ajudar cada vez mais organizações nessa missão, para que consigam atingir todos os seus colaboradores independentemente do grau tecnológico que tenham em sua rotina”, finaliza Erthal.

Comments are closed