O papel dos líderes na adoção de uma Inteligência Artificial ética e confiável

O papel dos líderes na adoção de uma Inteligência Artificial ética e confiável

Por Tonny Martins, IBM LA Technology General Manager

Os avanços no campo da Inteligência Artificial (IA) se tornaram catalisadores de mudanças na região. Sem dúvida, a IA está desempenando um papel fundamental hoje nas diferentes áreas das empresas e também entre os consumidores. Embora talvez muitos não se deem conta, interagimos com a IA em tarefas cotidianas. Ela está no uso de assistentes virtuais que nos atendem em compras, bancos e outros serviços ou até mesmo quando aplicamos essa tecnologia para descobertas científicas, a exemplo do desenvolvimento de materiais mais sustentáveis.

Na América Latina, a adoção da IA, assim como seu impacto nas empresas e na sociedade está em um momento de mudança. Hoje, quase 30% dos profissionais de tecnologia da informação na América Latina dizem que implementaram IA em suas empresas em 2022 e 66% aceleraram os investimentos e a implementação dessa tecnologia nos últimos 24 meses, de acordo com o IBM Global IA Adoption Index.

Os casos de uso em diversas indústrias estão se multiplicando exponencialmente para cobrir uma grande variedade de aplicações que vão desde a eficiência operacional, redução de custos e automação até a otimização da cadeia de suprimentos, captando novas oportunidades de mercado e melhorias na experiência do usuário, entre outras.

Por exemplo, no Brasil, a Drumwave está colocando o consumidor no controle de seus dados por meio de uma carteira que permite a pessoas e empresas decidirem se e como querem dar acesso aos seus dados, possibilitando que recebam reconhecimento, recompensa ou remuneração nessas transações. A IA no IBM Cloud Pak for Data em IBM Cloud foi implementada para ajudar a Drumwave com a catalogação de dados e criação de perfis para gerenciar suas diversas fontes em um só lugar.

Abordando a necessidade de uma operação sustentável com IA

A Sustentabilidade se tornou uma das principais prioridades para os CEOs da América Latina, bem como um de seus maiores desafios. No entanto, a IA está pronta para desempenhar um papel cada vez maior dentro das iniciativas de Sustentabilidade e em alinhar as operações de negócios com seus objetivos de ESG. A IA tem o potencial de resolver desafios relacionados à eficiência dos processos comerciais e precisão de dados, automatizando o processo de coleta e análise de dados relacionados ao clima, por exemplo. Hoje, 66% dos profissionais de TI na América Latina indicam que sua empresa implementou Inteligência Artificial ou tem planos para fazê-Lo com o objetivo de acelerar iniciativas de ESG.

As chaves para desbloquear o valor da IA são confiança e transparência

No entanto, à medida que a IA amadurece dentro das organizações, também acontecem as práticas de IA confiáveis, responsáveis e éticas. Como líderes, devemos impulsionar uma IA ética e transparente em toda a organização. Trata-se de criar e gerenciar sistemas de inteligência artificial que são benéficos para todos. Dessa forma, devemos ser capazes de explicar como a IA chega a uma conclusão, além de garantir o controle para evitar o viés em dados e o sistema em geral.

Se as empresas estão apostando nessa tecnologia na região, qual é a nossa responsabilidade como líderes? Aqui, um dos grandes desafios inclui que o campo da IA ética aplicada ainda é relativamente novo e a maioria das empresas menciona a falta de habilidades e treinamento como barreiras para a sua execução. Por isso é tão importante trabalhar com o ecossistema de clientes, parceiros, governo, academia e organizações sociais, para colaborar, nos apoiar, compartilhar melhores práticas e acelerar a implementação de sistemas de IA que sejam confiáveis. Os clientes e os cidadãos o exigem e precisamos garanti-lo.

Embora grandes avanços tenham sido observados em como alavancar a inteligência artificial, desde as operações de negócios até a Sustentabilidade, é necessário que as empresas garantam que os consumidores possam apreciar os benefícios de uma IA confiável e responsável.

Assim como o sucesso das organizações depende da confiança, o mesmo acontece com a inteligência artificial. Uma IA confiável e responsável requer um compromisso da liderança. A adoção de IA hoje se encontra em um ponto de mudança em nossa região. A IA centrada no humano é o caminho a seguir para um presente e um futuro mais inovadores e eficientes.

Comments are closed