Startup do Cietec lança primeiro serviço de genômica pessoal do Brasil

Compartilhar

A Genera, empresa da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo Cietec/USP/IPEN, colocou no mercado um novo serviço de identificação de características genéticas. Reconhecida por popularizar testes de ancestralidade, agora a startup investe no myGene, por meio do qual é possível averiguar traços que marcam doenças e mutações.

Ricardo di Lazzaro Filho, médico e sócio-fundador da Genera, explica que esse é a primeira iniciativa de Medicina Personalizada no país. A partir da análise, verifica-se a suscetibilidade do paciente para diabetes, doenças cardíacas e neurológicas, além de mutações raras que seriam sinal de câncer e outras síndromes genéticas. Também são analisados resultados relacionados à tendência à calvície, metabolismo de cafeína, intolerância à lactose, entre outros. A intenção é que o paciente consiga personalizar a prevenção e antecipar tratamentos.

O primeiro passo do myGene é uma consulta com um médico geneticista, para uma entrevista sobre histórico pessoal e saúde. Nessa etapa o paciente recolhe o material – saliva e sangue – e pode decidir quais exames quer realizar. Segundo di Lazzaro, “esse tipo de teste é o começo de uma revolução na Medicina, e a tendência é que fique cada vez mais acessível à população”, afirma. O médico completa que “algumas pessoas têm receio em relação aos dados surpreendentes que podem vir a descobrir. Mas a ideia central é que o diagnóstico precoce incentive a cuidar da saúde”.

Os resultados são lidos em um retorno ao médico geneticista, que direciona o paciente aos especialistas, de acordo com o laudo. André Chinchio, sócio da Genera, conta seu caso ao realizar o teste: “descobri que tenho duas alterações raras relacionadas a doenças cardiovasculares. Meu avô paterno e tio materno morreram jovens de infarto. Hoje, com 32 anos, já comecei a me prevenir”.

Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec, conta que hoje a Genera é uma das mais inovadoras startups do país na área de saúde. “A área de testes genéticos será muito promissora em um futuro próximo. Desde 2012, quando a empresa se associou à incubadora, vemos seu rápido desenvolvimento com muita atenção”, conta o executivo. “A Genera começou com um pequeno escritório no Cietec e hoje tem um amplo laboratório, com modernos equipamentos de análise de DNA”, completa Risola.