Semantix Data Summit reuniu mais de 500 participantes entre C-levels, líderes e gestores

Semantix Data Summit reuniu mais de 500 participantes entre C-levels, líderes e gestores

A Semantix, primeira plataforma integrada de dados em modelo Saas da América Latina, e brasileira pioneira em deep tech na Nasdaq, realizou pela primeira vez o Semantix Data Summit para o mercado Brasileiro. Ocorrido em quatro de outubro, o evento contou com mais de 500 C-levels, líderes e gestores, com o objetivo de simplificar a jornada de dados nas empresas. Nomes como Eric Siegel, Samy Dana e Pietro Delai foram alguns dos speakers presentes na iniciativa.

O Semantix Data Summit reuniu os maiores nomes do mercado de tecnologia do Brasil para expor cases proprietários, e comprovar como o uso correto dos dados pode transformar os diferentes setores, além de mostrar as tendências em dados para os próximos anos. Em uma iniciativa totalmente gratuita, foram apresentadas estratégias digitais diferenciadas para acelerar a evolução dos negócios. Ao todo, 8 horas de conteúdo com trilhas simultâneas, coffee-breaks, almoço para relacionamento e exposição de patrocinadores proporcionaram networking com pares do mercado.

Pela manhã, Leonardo Santos, fundador e CEO da Semantix, abriu o evento com fala sobre “Educação e Dados como ferramentas de transformação global e profissional”, compartilhando sua experiência e reforçando o compromisso da Semantix com o investimento em ciência e tecnologia.

Enio Moraes, CIO da Semantix, forneceu um panorama atual da jornada de dados das empresas no Brasil, as principais tendências para o futuro das plataformas de big data e as mudanças que elas vão promover na sociedade e nas empresas.

Ainda na parte da manhã, Veronica Serra, Founding Partner da Inova Capital, falou sobre a revolução Data Driven e a importância de Data Analytics no que se refere ao aumento de produtividade, redução de custos, otimização de processos e experiência do usuário, reforçando a necessidade de conhecer a fundo os clientes e o mercado em que a empresa atua, gerando benefícios incontáveis e uma margem de lucro maior.

Luiz Ohara, Head of Financial Markets na Semantix, falou sobre o surgimento da computação quântica e os benefícios que ela trará para os diferentes tipos de negócio. No mesmo dia, o prêmio Nobel de Física foi entregue para Alain Aspect, John F. Clauser e Anton Zeilinger pelos seus trabalhos em mecânica quântica, reforçando o alinhamento da empresa às tendências para o futuro dos negócios. 

Em painel mediado por Ohara, foram discutidas as aplicações de dados e arranjos jurídicos no agronegócio, aplicados à maior crise de insumos dos últimos anos. 

O cenário de analytics em saúde foi amplamente discutido por Jorge Carvalho, Head of Health na Semantix, e por Thiago Pavin, Diretor de Produtos em Saúde na empresa. Em diferentes palestras, foram abordados: a situação atual do Brasil em relação a dados no setor, como as empresas e o sistema de saúde nacional podem se beneficiar com os novos insights e o open health, além de cases de sucesso com o da Hospital Care e a Fundação São Francisco Xavier.

No setor financeiro, a democratização e acesso ao crédito através dos dados, bem como o surgimento do crédito 4.0, foram discutidos em painéis e palestras que contaram com executivos da AWS e do SPC Brasil.

Na trilha técnica, foram discutidos os desafios para implementação de inteligência artificial com o Head de LABS, área de inovação da Semantix, Rodolfo Uchida. Além disso, foram apresentados casos de aplicação de integrações, gestão de APIs, automatização de processos e geração de valor para dados não estruturados.

O evento contou com 40 palestrantes, e participaram de painéis empresas como: Claro, F1RST Tecnologia, Oba Hortifruti, Colgate, Odontoprev, Mintech, Quod, B3, Fundação São Francisco Xavier, Hospital Care, DeLend, AgroBens, Veirano Advogados, SPC Brasil, AWS.

André Frederico, General Manager para a América Latina na Semantix, comenta sobre o desdobramento do evento: “o primeiro Data Summit proprietário que a Semantix realizou no Brasil foi um sucesso! Após um período de eventos remotos, causado pela pandemia, reunimos presencialmente centenas de pessoas para discutir sobre a jornada de dados nos diferentes setores e trocar experiências. Estamos entusiasmados para as próximas edições”.

Comments are closed