A SAP realizou, durante o SAP NOW Brasil 2024, o primeiro Torneio de Inovação organizado pela empresa no país. Em um formato similar a um “Shark Tank reverso”, quatro grandes empresas brasileiras – Vale, Embraer, Natura e Randoncorp – criaram e prototiparam soluções baseadas em IA generativa para seus respectivos desafios de negócios, em um sprint de desenvolvimento de dois dias. A empresa vencedora se classificou para a etapa América do Sul da competição, que acontecerá em modo virtual entre os dias 29 e 30 de outubro.
Os projetos foram desenvolvidos com consultoria e orientação de especialistas da SAP e de renomadas startups brasileiras. Utilizando soluções que facilitam a prototipagem de soluções, como a plataforma de desenvolvimento SAP BTP e a solução de desenvolvimento low-code SAP Build, cada empresa identificou e endereçou um problema real de sua organização, aplicando recursos de IA generativa para criar soluções modernas e ágeis.
Durante a final do Torneio de Inovação, as duas empresas finalistas, Vale e Embraer, se apresentaram na plenária principal do SAP NOW Brazil para um painel de jurados formados pelos executivos de startups Luis Martinez (goFlux), Lucas Ferreira (Tachyonix) e Anna Prosiuk (Bankuish). A empresa vencedora foi a Vale, que apresentou uma solução integrando o controle de manutenções com a devolução automática de sobras de insumos para incentivar a reutilização e evitar descartes desnecessários.
“Estamos convencidos da oportunidade que a IA trará para os negócios na América Latina. Atualmente, mais de 26 mil clientes em todo o mundo já utilizam inteligência artificial integrada às nossas soluções; no entanto, nosso objetivo não é apenas incorporar inteligência artificial em todo o nosso portfólio, mas ajudar clientes e parceiros de negócios a desenvolverem seus próprios casos de uso”, disse Matheus Souza, Chief Innovation Officer da SAP Latin America. “Nesse cenário, dominar o uso da criação de soluções com IA será fundamental para que as empresas brasileiras continuem competitivas e em crescimento. Criarmos essa cultura é fundamental para o futuro dos negócios.”
Conheça os outros três projetos de inovação criados com IA generativa:
A vice-campeã, Embraer propôs uma plataforma móvel baseada em Inteligência Artificial e Machine Learning criada para facilitar a gestão da qualidade nas empresas. A solução permite que o usuário possa fazer o cadastro e tratativa de ocorrências de não-qualidade de forma ágil e segura, garantindo confiabilidade dos dados e promovendo redução de custos operacionais.
Já a Natura propôs uma solução para Influenciar suas Consultoras de Beleza a aperfeiçoarem seus pedidos, promovendo impacto socioambiental positivo em sua vida, na comunidade e no mundo, alinhado à agenda estratégica de sustentabilidade da empresa. E, para finalizar, a Randoncorp desenvolveu uma solução de inspeção visual usando IA com o objetivo de melhorar os processos de controle de qualidade.
- Gartner alerta que 80% dos conselheiros acreditam que as práticas e estruturas atuais dos Conselhos de Administração são inadequadas para supervisionar a Inteligência Artificial
- Bertha Capital aporta R$ 2 milhões no Zemo Bank, fintech voltada para o público B2B
- Novo estudo da Cisco mostra que prontidão para IA cai no Brasil,apesar da rápida evolução do mercado e do impacto esperado
- Investimentos em IA no setor de mídia e entretenimento esportivo deve chegar a US$ 19 bilhões até 2030, segundo Globant
- TIVIT anuncia Rafael Maia como novo Head da TIVIT Techfin