Public Interest Registry celebra os 30 anos de legado do domínio de internet .org como uma plataforma confiável para paixões e causas

Compartilhar

10 de Julho de 2015, marca os 30 anos desde que o primeiro nome de domínio – mitre.org- foi registrado, lançando o que se tornaria o terceiro maior domínio de internet genérico do mundo e o domínio de escolha para trazer congregar pessoas por uma causa em comum. Para comemorar os 30 anos de legado do domínio .org, a Public Interest Registry – Organização não-governamental operadora dos domínios .org, .ngo e .ong – lançou hoje o site www.happy30th.org, onde os usuários podem explorar os websites de ONGs de grande destaque através de uma linha do tempo interativa e descobrir como esses websites e organizações tem mudado nesses últimos 30 anos.

“Trinta anos e depois de mais de 10,5 milhoes de ONGs registradas, o domínio de internet .org continua a dar voz às organizações e aos indivíduos que trabalham por um mundo melhor” disse Brian Cute, CEO do Public Interest Registry. “Desde encorajar o filantropismo e o voluntariado a preservar os patrimônios naturais e culturais, além de estimular o crescimento econômico, as causas que estão abrigadas no domínio de internet.org trazem benefícios incalculáveis para as nossas comunidades, nossas sociedades e o planeta que compartilhamos. Que venham muitos outros anos oferecendo às organizações de todos os tipos uma plataforma online confiável para construção de comunidades e trabalhando em benefício de uma causa comum”, completa Cute.

O domínio de internet .org é quase tão antigo quanto a própria internet, que mudou para sempre a forma como as pessoas se comunicam, se congregam e encontram formas de compartilhar informações. Com aproximadamente 3 bilhões de pessoas conectadas online diariamente, a internet tem mudado radicalmente o acesso à informação para indivíduos e aumentado o universo de pessoas que tem acesso a milhões de organizações. Para usuários do domínio .org em particular, o crescimento da Internet permitiu que organizações sem fins lucrativos pudessem prosperar através de doações online, instituições culturais pudessem espalhar a palavra de suas tradições e comunidades globais pudessem ultrapassar as fronteiras de degradação e se reunirem online.

Por exemplo, quando o Japão foi atingido por um tsunami devastador, quando um prédio desabou em Bangladesh, e quando um terremoto de 7,8 atingiu Nepal, pessoas de todo o mundo se viraram para sites .org como japansociety.org, ifrc.org, e globalgiving.org respectivamente para agir. Outros .orgs notáveis nos últimos 30 anos incluem:

WordPress estreou wordpress.org em 27 de maio de 2003 e tem crescido para se tornar a maior ferramenta de blogging auto-hospedado no mundo, usada em milhões de sites e visto por dezenas de milhões de pessoas todos os dias.

A Wikimedia Foundation introduziu código aberto wikipedia.org banco de dados em 13 de janeiro de 2001, e hoje oferece conteúdo educacional gratuito em 284 línguas como um dos 10 melhores sites mais procurados a nível mundial.

The Nature Conservancy tem operado nature.org desde 15 de maio de 1996, onde ele comunica esforços para preservar terras e águas em mais de 35 países do mundo.
UNICEF lançou unicef.org em 10 de março de 1993, onde promove o bem-estar de crianças em 190 países e territórios. Em 9 de fevereiro de 2015, a UNICEF lançou o 7.org em apoio da sua iniciativa 7: O Fundo UNICEF David Beckham, para proteger do perigo milhões de crianças em todo o mundo.
Como o primeiro registrado .org em 10 de julho de 1985 O MITRE Corporation (mitre.org) continua a trabalhar com o governo dos EUA para pesquisar e desenvolver usos expandidos de tecnologias para resolver problemas.

“MITRE desempenhou um papel fundamental na gestão do sistema de domínios nos estágios iniciais de desenvolvimento da Internet, mas como uma organização privada sem fins lucrativos, a nossa marca não alinha com outros domínios emergentes”, disse Joel Jacobs, MITRE vice-presidente e diretor de informática. “O domínio .org parecia ser o melhor ajuste e tivemos a sorte de ser o primeiro registrado. Acreditamos que ser parte do domínio .org tem feito muito para reforçar a identidade do MITRE como uma organização que trabalha no interesse público. É incrível ver o quão grande, global e diversificada esta comunidade tornou-se o .org e o impacto que causou”.

“Desde 15 de janeiro de 2001, nosso website, CreativeCommons.org, tem sido parte integrante de nosso trabalho diário, permitindo que milhões de criadores licenciem suas obras para construir um bem comum global de criatividade e conhecimento – quase um bilhão de obras até a data”, disse Ryan Merkley, CEO da Creative Commons. “O próprio domínio .org, Creative Commons tem como objetivo servir o bem público. Temos o compromisso de manter a internet criativa, livre e aberta e tornar mais fácil para as pessoas a colaboração e compartilhamento de suas obras criativas. ”

Para mais informações sobre Public Interest Registry, visite www.pir.org. Para saber mais sobre o crescimento e a composição do .org, baixe a última “Dashboard” relatório bi-anual www.pir.org/dashboard. Por 30 fatos interessantes sobre .org e da Internet dos últimos 30 anos, visite www.pir.org/30-org-and-internet-facts.

Sobre Public Interest Registry

Public Interest Registry é uma organização sem fins lucrativos que opera o .org domínio de nível superior – o terceiro maior domínio de nível superior do mundo “genérico” com mais de 10,5 milhões de nomes de domínio registrados em todo o mundo – e os domínios recém-lançados .ngo e .ong e site da comunidade OnGood. Como um defensor para a colaboração e segurança na Internet, a missão da Public Interest Registry é capacitar a comunidade não-comercial global para usar a Internet de forma mais eficaz, e de tomar uma posição de liderança entre as partes interessadas da Internet sobre a política e outras questões relacionadas com a nomeação de domínio sistema. A Public Interest Registry foi fundada pela Internet Society (internetsociety.org) em 2002 e está sediada em Reston, Virginia, EUA.