Procura por financiamento de projetos de energia solar gera oportunidade ao mercado segurador

Procura por financiamento de projetos de energia solar gera oportunidade ao mercado segurador

A adesão da fonte de energia solar é uma das que mais crescem no mundo e tem demonstrado ser uma alternativa sustentável para os consumidores, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, de acordo com a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). Com o aumento nos preços da energia elétrica, a crise hídrica e até mesmo uma maior preocupação com o meio ambiente e práticas de preservação, a procura pelo financiamento de projetos de energia solar também expandiu.
 

Pensando neste cenário, a Solfácil, maior ecossistema de soluções solares do país, fechou parceria com a 180° Seguros, insurtech que atua no modelo B2B2C revolucionando a forma de distribuir seguros, e protegendo e trazendo comodidade aos clientes de seus parceiros de distribuição por meio da tecnologia. Com o objetivo de pensar em um seguro que garantisse a tranquilidade dos clientes da Solfácil durante o financiamento do projeto de energia solar, a 180° Seguros desenhou o Seguro Prestamista Solfácil | Powered by 180°, que na plataforma da Solfácil pode ser encontrado como Seguro de Proteção Financeira Solar, ofertado durante a jornada de contratação do crédito. A solução, garantida pela Icatu Seguros, com apenas 1 mês desde o lançamento na Intersolar, já possui um carteira de mais de 3 milhões de reais em capital segurado, e a expectativa é que continue a crescer de forma acelerada.

“Desenvolvemos e personalizamos esse produto pensando na jornada do consumidor que busca esse apoio no momento de um financiamento, que é um compromisso financeiro importante. Nosso objetivo é oferecer tranquilidade e proteção quando o cliente mais precisa. A 180° é a única insurtech que, ao utilizar a estratégia do embedded insurance, provê essa oferta completa, com conexão única, faturamento, atendimento ao cliente e a comunicação integrada com a marca do parceiro de distribuição. Acreditamos que fintechs de crédito e outras empresas que provêm financiamento vão olhar cada vez mais para essa modalidade de crédito, não sendo restrito ao financiamento de placas solares”, explica Mauro Levi D’Ancona, CEO e cofundador da 180° Seguros.
 

Dentre as vantagens do Seguro Prestamista Solfácil | Powered by 180°, a principal proteção é a de perda de renda, válida para profissionais CLT e PJ, que prevê o pagamento de 3 parcelas do financiamento, respeitando o valor máximo de R$ 1.500/cada, se por algum motivo a renda do cliente for comprometida, como em situação de desemprego involuntário, por exemplo. Além disso, também disponibilizam a proteção com cobertura de morte, garantindo que o financiamento do projeto junto à Solfácil seja quitado, conforme o valor contratado pelo cliente. O seguro ainda garante o pagamento caso o segurado sofra um acidente que cause algum tipo de invalidez permanente total, ou seja, que o impeça de exercer sua atividade profissional novamente.
 

Desenvolvimento customizado

Para desenvolver a solução, que será ofertada pela própria Solfácil, no momento que o financiamento é processado, a 180° Seguros analisou a jornada de contratação de crédito na plataforma da fintech. Com o propósito de empoderar as pessoas através do sol, a Solfácil entende que o financiamento é a porta de entrada para que elas tenham acesso à essa energia limpa e, com o seguro, possibilitará a proteção do crédito para os clientes.
 

Com a missão de desburocratizar o acesso a qualquer tipo de seguro, o formato de contratação do Seguro Prestamista Solfácil | Powered by 180° não foi diferente. O time de tecnologia da insurtech disponibilizou uma API (Interface de Programação de Aplicativos) com experiência personalizada e linguagem simplificada, através da qual é possível realizar a opção pelo seguro prestamista de forma imediata, na mesma jornada de contratação do financiamento, graças a uma estratégia de embedded insurance. Com apenas um botão, o integrador conhece sua comissão em tempo real e o cliente, que está financiando o sistema fotovoltaico, conta com um produto que protege suas finanças. Ao mesmo tempo, a plataforma permite que o time de vendas da Solfácil possa conferir os números de seguros fechados, sinistros, entre outros dados que trazem inteligência nas análises de performance do produto.

“Com essa parceria, podemos oferecer tranquilidade para possível imprevisto de quem decide pelo financiamento na aquisição do sistema fotovoltaico e uma nova opção de serviço para o integrador, aprimorando a experiência do seu cliente e complementando assim a proposta de valor da Solfácil como um ecossistema parceiro. É uma possibilidade que nos permite viabilizar as melhores condições de mercado e estar à frente de qualquer situação que saia da rotina dos clientes finais e que trazem impacto à saúde do nosso negócio. A parceria com a 180º foi fundamental para o desenvolvimento estratégico e inteligente de um seguro que protege toda a cadeia de energia solar”, explica Thomas Strakos, vice-presidente de Financiamento da Solfácil.

A insurtech avalia que, devido às mudanças de comportamento do consumidor, a maior cautela com investimentos financeiros e a crescente procura por seguro residencial, os produtos que envolvem a proteção para financiamento de projetos no ramo imobiliário e de construção civil podem ser uma excelente oportunidade para o setor de seguros, bem como para as fintechs do país, que podem entrar em contato com a 180° Seguros para conhecer todas as oportunidades.

Comments are closed