Nova pesquisa do LinkedIn aponta que 10% dos profissionais contratados este ano têm cargos que não existiam em 2000

Compartilhar

Segundo a nova pesquisa do LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, 10% dos trabalhadores contratados em 2024 ao redor do mundo têm cargos que não existiam em 2000, incluindo funções como Cientista de Dados, Gerente de Sustentabilidade e Engenheiro de IA. 

Seja por conta das novas políticas do período de pandemia relacionadas ao trabalho remoto, pelo surgimento de novas tecnologias ou pelo maior foco em sustentabilidade, o novo levantamento revelou o quanto o mercado de trabalho mudou em comparação com alguns anos atrás. O estudo mostrou que 9 em cada 10 (87%) líderes empresariais brasileiros concordam que o ritmo da mudança no trabalho está acelerado, e que a expectativa é de que as competências necessárias para os cargos mudem 70% até 2030 globalmente (desde 2016), sendo que este número corresponde a 75% no Brasil. 

Os líderes brasileiros entrevistados afirmaram que, para 2025, suas organizações estão focadas principalmente em mudanças voltadas a: adoção de novas tecnologias e ferramentas de IA (62%); investimentos na qualificação e requalificação dos colaboradores (49%); e ajudar equipes multigeracionais a trabalharem melhor juntas (32%).

O estudo também mostra que as lideranças empresariais do Brasil reconhecem o potencial transformador da IA Generativa, com 92% mencionando pelo menos uma forma como a tecnologia poderia beneficiar as suas equipes. Em contrapartida, apenas 9% deles afirmam que as suas organizações estão liderando a adoção da IA, sinalizando uma oportunidade significativa para as empresas que estão atentas às mudanças.

À medida que as empresas se esforçam para acompanhar o fluxo das mudanças, as equipes de RH se tornam ainda mais essenciais – mais da metade (66%) dos profissionais de RH do país dizem que as expectativas em relação ao seu trabalho estão mais altas do que nunca – e 40% deles se sentem sobrecarregados com o número de decisões que precisam tomar no dia a dia. 

Segundo Ana Claudia Plihal, Executiva de Soluções de Talentos do LinkedIn no Brasil: “A necessidade de adaptação contínua define o atual cenário do mercado de trabalho, exigindo que as empresas se reinventem na forma de executar cada função. A inteligência artificial, cada vez mais presente, tem o potencial de transformar processos e aumentar a eficiência das tarefas diárias, mas muitas organizações ainda estão buscando entender como implementá-la de forma eficaz. Nesse contexto de rápidas mudanças, os líderes naturalmente recorrem às suas equipes de RH para guiá-los por essa jornada e explorar ao máximo as novas oportunidades. No entanto, esses profissionais muitas vezes enfrentam uma sobrecarga significativa de trabalho, comprometendo o seu desempenho. Para garantir que eles possam oferecer as soluções estratégicas e o suporte que as empresas precisam, é fundamental que recebam o apoio adequado em termos de ferramentas e recursos.”

LinkedIn anuncia novas ferramentas baseadas em IA 

No ano passado, o LinkedIn começou a impulsionar novas formas de contratação com o Recruiter 2024, a primeira experiência de contratação com IA Generativa. Durante o ano passado, vimos como isso está ajudando os profissionais a atingirem suas metas de encontrar candidatos qualificados com mais rapidez. Os recrutadores que usam mensagens assistidas por IA obtiveram uma taxa de aceitação 44% maior e são respondidos 11% mais rápido pelos candidatos, em comparação com aqueles que não usam. 

Os novos lançamentos do LinkedIn serão:

  • O Assistente de Contratação: primeiro agente de IA do LinkedIn, projetado para assumir as tarefas mais repetitivas de um recrutador, para que, assim, ele possa dedicar mais tempo a funções estratégicas de seu trabalho, como aconselhar gerentes de contratação, conectar-se com novos talentos e criar boas experiências para os candidatos. A partir de hoje, os recrutadores podem optar por delegar tarefas demoradas ao Assistente de Contratação do LinkedIn, incluindo localização e avaliação de candidatos. Embora os recrutadores possam gastar significativamente menos tempo nessas tarefas, eles terão controle total sobre todo o processo. Os contratantes poderão fornecer feedback sobre os candidatos, ajudando a ferramenta a aprender continuamente as preferências de cada recrutador e a se tornar cada vez mais personalizado. O Assistente de Contratação do LinkedIn está disponível hoje em inglês, para um seleto grupo de recrutadores no Brasil, Austrália, Canadá, Índia, México, Filipinas, Cingapura e Estados Unidos – e será lançado em outros países nos próximos meses. 

  • Novos recursos de coaching com tecnologia de IA para o LinkedIn Learning: o  LinkedIn está lançando um novo recurso de coaching com tecnologia de IA no LinkedIn Learning, que ajuda os alunos a praticarem suas habilidades interpessoais por meio de cenários interativos usando voz ou texto. Os alunos podem praticar a entrega de avaliações de desempenho, conversas sobre o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e feedbacks. O recurso de coaching também será lançado em novos idiomas, com conteúdos em alemão, francês e japonês, trazendo pela primeira vez o coaching baseado em IA para públicos globais.

O Executive Confidence Index (Índice de Confiança do Trabalhador) do LinkedIn é uma pesquisa on-line realizada trimestralmente com cerca de 5.000 usuários(as) do LinkedIn (de nível de  Vice Presidência ou superior, em mais de 10 países). Os dados do ICT incluídos neste relatório são de junho e setembro de 2024. Os(as) usuários(as) foram amostrados aleatoriamente e optaram por participar da pesquisa. Analisamos os dados de forma agregada e sempre respeitamos a privacidade dos membros. Os dados são ponderados por senioridade e setor para garantir uma representação justa dos executivos na plataforma. Os resultados representam o mundo visto pelas lentes dos membros do LinkedIn; as variações entre os membros do LinkedIn e a população geral do mercado não são contabilizadas. Um ‘líder empresarial’ é definido como um(a) usuário(a) do LinkedIn de nível VP+, que completou a pesquisa nos seguintes 11 países: EUA, Reino Unido, Índia, Canadá, Austrália, Alemanha, Itália, França, Espanha, Holanda, Brasil; As porcentagens variam de acordo com o país.

Esta pesquisa foi conduzida pelo Censuswide, com 2.044 profissionais de RH em empregos de tempo integral ou meio período no Reino Unido, EUA, França, Alemanha, Índia, Austrália, Brasil, Holanda, Cingapura e MENA, entre 09 de fevereiro e 09 de setembro de 2024. Todo o Censo segue e emprega membros da Sociedade de Pesquisa de Mercado, que se baseia nos princípios da ESOMAR. A CensusWide é membro do British Polling Council.