O Google Brasil lança nesta terça-feira (14), a nova edição do Cresça com o Google para Mulheres, programa dedicado especialmente ao desenvolvimento de carreiras de mulheres, que incentiva o crescimento de habilidades pessoais e profissionais, seja para encontrar novas oportunidades de emprego, mudar de carreira ou abrir seu próprio negócio. O programa é uma parceria do Google com a Rede Mulher Empreendedora – a primeira e maior rede de apoio ao empreendedorismo feminino do Brasil.
Com a presença de especialistas do Google e da Rede Mulher Empreendedora, a nova edição do programa tem foco em mulheres que buscam oportunidades de recolocação no mercado, com a inclusão de palestras também focadas no público 60+ e em mulheres que interromperam a carreira para se dedicarem à maternidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Cresça com o Google para Mulheres. O conteúdo é acessível, em libras e legendas, e ficará disponível no site Cresça com o Google.
Segundo dados mais recentes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a participação das mulheres no mercado de trabalho diminuiu consideravelmente desde o início da pandemia de Covid-19, ficando em 45,8%, nível mais baixo em 30 anos, quando a taxa era de 44,2%. Um dos principais motivos apontados para essa baixa é que elas trabalham nos setores mais afetados pela crise e se responsabilizam pela maior parte das tarefas domésticas e de cuidados, acentuando a desigualdade de gênero no mercado de trabalho, que já ocorria antes de 2020.
Por isso, tão importante quanto as oportunidades de evolução na carreira, é a reinserção destas mulheres no mercado de trabalho. “O Cresça com o Google já ajudou milhões de pessoas a entrar no mercado de trabalho, crescer na carreira ou criar seu próprio negócio. O nosso objetivo em edições como essa, focada em mulheres, é de oferecer conteúdo direcionado para os desafios que ainda enfrentamos no mercado de trabalho e que acabam afastando muitas de nós”, diz Susana Ayarza, diretora de Marketing do Google Brasil. Em 2021, o programa já capacitou mais de 11 mil mulheres em três edições.
O conteúdo programático está dividido em seis assuntos: “Futuro do Trabalho – principais mudanças e como se inserir”; “A importância do aprendizado contínuo”; “Rotina Híbrida – como conciliar as atividades presenciais e remotas”; “Criatividade – como ter uma visão de inovação para as situações cotidianas”; “Atitude Empreendedora para construção do futuro” e “Como retomar a confiança após um período fora do mercado”. Os temas serão abordados por especialistas convidadas que fazem parte da Rede Mulher Empreendedora e que atuam pela promoção de mulheres no mercado de trabalho.
A abertura do treinamento tem a participação de Carol Azevedo, Diretora de RH do Google para América Latina, que compartilha sua experiência de passar um tempo fora do mercado de trabalho e os desafios do retorno. Ela comenta sobre o momento atual de profundas transformações do mercado, novas rotinas e modelos de trabalho, que podem gerar mais inseguranças para as profissionais. De acordo com ela, estimular a participação de mais mulheres no mercado de trabalho é necessário para aumentar a diversidade nas empresas.
“Com mais diversidade presente nos times, estaremos cada vez mais perto de um futuro mais inclusivo e socialmente mais justo. A multiplicidade de olhares e visões de mundo é fundamental para a representatividade dentro do ambiente de trabalho e na criação de produtos e serviços que atendam às necessidades da população”, diz a executiva.