Nokia, TIM e SPI utilizam a música para demonstrar potencial da Indústria 4.0 na Futurecom 2019

Nokia, TIM e SPI utilizam a música para demonstrar potencial da Indústria 4.0 na Futurecom 2019

A Nokia, a TIM e a SPI Integração de Sistemas vão levar até os visitantes da Futurecom 2019 demonstrações inéditas no Brasil de casos de uso da Indústria 4.0 conectadas à rede real 5G e ao 4G, envolvendo robótica, realidade aumentada, inteligência artificial e IoT. A primeira apresentação acontece hoje na cerimônia de abertura do evento e será comandada pelo Maestro João Carlos Martins, que contará com o apoio especial de um robô colaborativo da Universal Robots com a função de virar a partitura da música durante a exibição.

Os robôs colaborativos são uma realidade na indústria e irão suportar o modelo de negócios atual, no qual o consumidor exige demandas personalizadas e operações flexíveis. “Terei a companhia de um novo componente na Bachiana Filarmônica. Pela primeira vez vou reger com o apoio de um cobot. Resolvi adotá-lo como companheiro, por ser útil e por dar visibilidade à robótica colaborativa, que pode ajudar a melhorar a qualidade de vida de muita gente. Como a tecnologia está cada vez mais imersiva, além de adotar a robótica, decidi ir além e incluir uma experiência de realidade aumentada na programação da apresentação da Futurecom”, explica o Maestro.

A ideia da apresentação surgiu no ano passado quando Denis Pineda, country manager da Universal Robots, viu uma entrevista do Maestro dizendo que lhe tomava muito tempo decorar todas as partituras devido ao desconforto em virar as páginas durante a regência. “O princípio fundamental dos cobots é justamente ajudar as pessoas com tarefas repetitivas, perigosas e/ou insalubres, para que estejam empoderadas e prontas para utilizar a capacidade cognitiva mais e mais. Os cobots valorizam nossa humanidade”, comenta Pineda.

Após a entrevista do Maestro, Pineda entrou em contato com a SPI Integração de Sistemas, contando sua ideia e a empresa desenvolveu a arquitetura do sistema para o robô que estará na apresentação da Futurecom. “Aprender por meio de experiências lúdicas é um método muito eficiente de desmistificar e transmitir conhecimento, especialmente quando tratamos de temas complexos como tecnologia. Portanto, o primeiro contato do visitante com as tecnologias da Revolução 4.0, na Futurecom, será conduzido pelo Maestro João Carlos Martins na abertura da feira”, explica Marcos Barbosa, CEO da SPI Integração de Sistemas.

O robô móvel colaborativo da OMRON é outra experiência proporcionada pelas empresas durante a feira. O LD Mobile é um veículo autônomo inteligente (AIV), que representa uma tecnologia chave para a Indústria 4.0 e estará conectado pela rede 5G da TIM. O robô ficará circulando pela feira mostrando imagens do evento em tempo real e detectando pontos de interação, identificados por QRCode, funcionalidades chaves para viabilização de projetos com foco em eficiência operacional no chão de fábrica. “Na Futurecom teremos a primeira integração de um AIV com 5G na América Latina”, explica Edicley Machado, gerente de Marketing da OMRON do Brasil.

A SPI é responsável pela arquitetura de tecnologia de ambos os projetos, a Nokia oferece a infraestrutura e a TIM a conectividade nas redes 4G e 5G. “A Nokia cria a tecnologia que conecta o mundo. A ideia de unir arte e tecnologia para informar a sociedade sobre a Revolução 4.0 faz todo sentido dentro da nossa proposta de tornar a vida mais enriquecedora e as empresas mais produtivas por meio do desenvolvimento tecnológico”, complementa Renato Bueno, diretor de marketing da Nokia.

“Pioneira e protagonista nos casos de uso em rede 5G no Brasil, a TIM demonstra, mais uma vez, o potencial que a nova onda tecnológica poderá trazer para a Indústria 4.0, gerando novos negócios para as empresas e impulsionando o desenvolvimento do país. Estamos felizes em estar no centro das discussões, estimulando desde já a criação de um ecossistema favorável para o 5G”, afirma Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil. As experiências digitais idealizadas para o Maestro, para a Rosas de Ouro e com os AIVs continuarão evoluindo com o suporte da TIM após o evento.

Escola de samba “conectada”

A união entre tecnologia e arte também será focalizada na exibição da escola de samba Sociedade Rosas de Ouro na Futurecom. No Carnaval de 2020, a escola falará sobre as quatro revoluções industriais, com foco na Revolução 4.0, democratizando as informações sobre esta nova revolução que já iniciou. Para expandir a divulgação deste projeto e identificar novos parceiros para apoiar o desenvolvimento do enredo “Tempos Modernos”, a Rosas de Ouro se apresentará na Futurecom, nos dias 29 e 30 de outubro, às 18h, acompanhada do monitoramento das emoções de membros selecionados da bateria, via wearables, por uma experiência digital do Instituto Mauá de Tecnologia, via rede 4G.

“Apresentar o projeto na Futurecom é uma oportunidade incrível de divulgar nosso tema entre as principais empresas que estão por trás desta nova revolução industrial”, explica Angelina Basílio, presidente da Rosas de Ouro há 16 anos. A proposta da escola não se restringe ao desfile, ela pretende inovar por meio de experiências digitais, expandir os limites de tempo e espaço do desfile de carnaval. Estas experiências estão sendo desenvolvidas por um time formado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Centro Universitário FEI, Instituto Mauá de Tecnologia, INSPER e outras universidades, com apoio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), empresas provedoras de tecnologia e de consultoria.

Além da robótica e do 5G, a realidade aumentada também figura entre os destaques da feira. “Nós estamos desenvolvendo experiências de realidade aumentada, em parceria com a SPI e a Nokia para a apresentação do Maestro, para o carnaval da Rosas e para outras experiências digitais que serão surpresas na Futurecom. O potencial da realidade aumentada é algo fantástico, e é uma ótima maneira de contar a história desta Revolução 4.0. No estande da Nokia será possível conhecer um pouco dos bastidores sobre como estas experiências são desenvolvidas”, explica André Sernaglia, CEO da UMANTECH.

Serviço Futurecom 2019

Data: 28 a 31 de outubro / Horários: das 09h às 18h (Congresso) e das 10h às 20h (Feira)

Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo – SP

Participação do Maestro João Carlos Martins: 28 de outubro às 20h

Participação especial show da Rosas de Ouro: 29 e 30 de outubro às 18h.

Comments are closed