Os Estados Unidos são a maior potência financeira do mundo e também um dos lugares mais seguros para investir. A moeda mundial é o dólar e isso garante grande estabilidade para o investidor. Depois da crise de 2008, a legislação buscou minimizar os riscos e as especulações de mercado, fazendo do país um enorme atrativo para aqueles que buscam investir com solidez e segurança.
As possibilidades são inúmeras, desde para aqueles que desejam investir em imóveis, novos negócios, abrir empresas ou até mesmo quem recebeu uma herança e quer atuar nos Estados Unidos. Essa iniciativa proporciona segurança em tempos de crise, principalmente para os brasileiros, que sofre com os altos e baixos da economia. Além disso, trabalhar em vários mercados é uma forma gerar receita em moedas diferentes e criar recebíveis fortes, garantindo longevidade.
O advogado Daniel Toledo, especializado em direito de imigração e diretor da Loyalty, consultoria que atua há 11 anos no segmento de obtenção de vistos e transferências de executivos, destaca que um ponto positivo foi a entrada de Donald Trump para a presidência. Ele tem feito uma série de movimentações no mercado financeiro, resultando em uma grande estabilidade. “ O crédito está cada vez mais acessível. Os bancos têm se mostrado favoráveis a projetos sólidos e já estruturados. A possibilidade de financiamentos e credito é imensa”, explica.
O primeiro passo é buscar uma consultoria nos Estados Unidos para que possa ser feito um profundo estudo tributário, evitando assim gastos desnecessários. Com este planejamento em mãos, a etapa seguinte é traçar quais são os objetivos do investidor para curto, médio e longo prazos, estruturando o planejamento de cada um dos possíveis investimentos que se adequam a cada perfil.
A Loyalty implantou nos Estados Unidos, só nos últimos três anos, seis projetos que custaram mais de 20 milhões de dólares juntos. “Atualmente, há dois em execução e mais dois que irão começar no segundo semestre deste ano.No último trimestre de 2017, a empresa levou para o país mais de 2 milhões de dólares por mês”, destaca Daniel.
A equipe composta de administradores, contadores, economistas e advogados apresenta o planejamento e acompanha desde os primeiros passos até a total implantação. “ A gestão financeira é do próprio cliente ou de um fundo investidor, que é totalmente alheio à Loyalty”, esclarece o advogado.
Outro diferencial oferecido pela consultoria é que todos os projetos são exclusivos e são desenvolvidos de acordo com as deficiências do mercado. “Não seguimos tendências e tão pouco aproveitamos oportunidades de momento. Criamos sempre algo novo, diferenciado e projetado para a deficiência calculada para os próximos cinco anos ou mais”, aponta o especialista.
Daniel detectou que o mercado nos Estados Unidos está muito focado na questão esportiva e o governo tem alavancado diversas oportunidades neste setor. “ Criamos um projeto para construção de seis Sport Complex no estado da Flórida, sendo que a sua conclusão levará cerca de 11 meses de trabalho. Com investimento na casa de 1,5 a 2 milhões de dólares, estimamos o retorno em aproximadamente dez meses. Para 2019, também estamos desenvolvendo a implantação de um circuito de corrida automobilística, que trará um rápido retorno para quem participar desta iniciativa”, conclui.
O advogado separou cinco dicas para quem deseja investir em solo americano:
1.Busque orientação com empresas experientes e profissionais que já demonstraram resultados no mercado
2.Nunca coloque dinheiro na conta de pessoas físicas ou empresas
3.Mantenha sempre consigo a gestão financeira ou outorgue a um banco de investimento
4.Analise os riscos de cada projeto e busque analisá-lo de forma pessimista
5.Não se iluda com números atraentes. Veja a realidade do mercado local