A Microsoft anuncia a disponibilidade da plataforma Azure Spring Cloud no Brasil. A solução permitirá aos profissionais de tecnologia padronizarem a criação de microsserviços, terem escalabilidade e visibilidade de todo o seu ambiente, compreender a eficiência, e possíveis lacunas a serem resolvidas. O serviço, desenvolvido em formato de open-source, ou seja, de código aberto, é utilizado no mercado para apoiar os desenvolvedores e, agora, integrado ao Microsoft Azure, oferecerá maior possibilidade gerenciamento.
De acordo com a Mariana Hatsumura, diretora de Azure na Microsoft Brasil, a plataforma promoverá a aceleração da inovação e maior produtividade aos times de desenvolvedores. “Quando desenvolvemos um ambiente precisamos pensar em diversos microsserviços que precisam conversar uns com os outros e, ainda, suportar uma demanda que pode ser de apenas um consumidor ou de um milhão deles. Com o Azure Spring Cloud esta integração e padronização é feita de forma automática e com alta escalabilidade para que a plataforma das empresas esteja sempre operando de forma eficiente”, comenta.
Um exemplo prático do uso da solução é a criação de um e-commerce, um ambiente complexo com diversos microsserviços – desde navegação do consumidor no site, até o pagamento da compra – e que, na maioria das vezes, demanda o trabalho de um time de profissionais que se responsabiliza pelo desenvolvimento de cada um destes processos. Para que todas as partes estejam integradas e padronizadas, haveria a necessidade de, ao final de toda a criação, juntar todas as peças e padronizá-las para que o site seja consistente em comunicação e eficiente em tempo de resposta. A partir da solução, portanto, este processo final é automatizado.
Ainda, o Azure Spring Cloud tem uma interface única que faz o mapeamento de cada microsserviço ou chamada nas aplicações, sinalizando processos que estão com tempo ideal de resposta ou aqueles que estão com algum tipo de problema, permitindo ao profissional solucioná-lo em tempo hábil para não comprometer a operação. “Sem uma tecnologia voltada para isso, levaria dias ou talvez semanas para descobrir, dentre os milhares de microsserviços, qual está com lentidão e travando os processos das operações”, diz Hatsumura.
Utilizar a solução também no momento de migração de uma infraestrutura on-premises (servidor local) para a nuvem pode facilitar a atuação dos desenvolvedores e gerar ganhos futuros em otimização de tempo e recursos. Além disso, o Azure Spring Cloud permite integrar outros serviços do Microsoft Azure aos ambientes digitais, proporcionando maior inovação para os negócios e suas respectivas operações.