A Mambu, empresa líder mundial em soluções bancárias na nuvem, acaba de anunciar a captação de USD 265 milhões em uma nova rodada de captação (Série E), liderada pela EQT Growth, a maior captação feita para uma plataforma de software bancário. O aporte eleva a avaliação da empresa para USD 5,5 bilhões, tornando-a uma das empresas europeias de SaaS B2B mais valorizadas do mercado.
À medida que tanto instituições financeiras e seus clientes finais se tornam mais exigentes em relação às suas experiências com serviços bancários digitais, a plataforma de core bancário SaaS da Mambu acelera e simplifica a maneira como as instituições financeiras criam e implementam seus produtos. Através de tecnologia de ponta possibilita a migração de sistemas legados para plataformas mais modernas. A Mambu tem entre os seus clientes bancos, financeiras, cooperativas de crédito e outras fintechs com mais de 50 milhões de consumidores finais que usufruem de sua plataforma todos os dias.
Há uma necessidade crescente no mundo para se adquirir plataformas bancárias modernas e é por isso que o Mambu continua a se consolidar, apresentando um crescimento ano a ano de mais de 120% (terceiro trimestre de 2021 versus 2020). Ainda neste ano, a empresa conquistou mais de 40 clientes, mais da metade localizados fora da Europa.
Para citar os contratos de maior escala, estão Raiffeisen Bank, ABN Amro e BancoEstado. Com 800 colaboradores, a Mambu segue investindo em talento humano, recebendo pontuações elevadas em pesquisas de satisfação com os colaboradores, oferecendo horário flexível de 4 dias de trabalho durante o verão e uma estratégia de sustentabilidade e responsabilidade social para os próximos anos.
A Mambu planeja expandir os investimentos em inovação para sua plataforma bancária de 3a geração com base em suas parcerias comerciais estratégicas, além de ampliar a oferta de serviços aos clientes. A empresa também continuará expandindo sua presença global e modelo de sucesso para apoiar cada vez mais os seus clientes nos 65 países em que opera, incluindo o Brasil.
A rodada de investimento foi liderada pelo EQT Growth, divisão de growth equity da EQT, organização de investimento global com foco em propósito. Tanto a Mambu quanto a EQT Growth estão comprometidas com ações de investimento responsável, diversidade e inclusão. A EQT foi a primeira empresa privada a formalizar metas baseadas na ciência para lidar com as mudanças climáticas e o impacto positivo de suas ações em seu estatuto. Além de apoiar o compromisso da Mambu com a sustentabilidade, ações de D&I e inclusão financeira, a EQT Growth planeja uma parceria com a fintech a fim de apoiar sua expansão global, inovação de plataforma e aumento de contratações-chave em toda a plataforma.
Eugene Danilkis, co-fundador e CEO da Mambu reforça que “nossa visão para a criação da Mambu sempre envolveu a construção de uma plataforma líder, que levasse experiências bancárias incríveis a bilhões de pessoas. Queremos capacitar nossos clientes para que possam criar qualquer produto financeiro em qualquer lugar do mundo, além de oferecer experiências incríveis para o cliente final. Graças a esta última rodada de captação poderemos acelerar os planos de expansão para nossa plataforma bancária, criando ainda mais modelos de negócios baseados em arquitetura por componentes, ágeis e em constante evolução. A EQT compartilha da nossa visão de que esse tipo de ação precisa ser executada de forma sustentável e justa para todos que contribuem com esta jornada, além de deixar um impacto positivo em tudo que fazemos”.
De acordo com Carolina Brochado, sócia da equipe de Advisory da EQT Growth e que deve se juntar ao Conselho da Mambu em breve, “acompanhamos de perto a jornada da Mambu e sua execução excepcional há vários anos. Sentimos uma forte ligação com a visão da empresa como organização, dado o estreito alinhamento dos seus valores de responsabilidade e sustentabilidade, e acreditamos que a solução da Mambu está deixando o sistema financeiro mais simples e acessível para milhões de pessoas no mundo todo. Estamos animados com a parceria com a Mambu, não só uma das principais empresas do setor de fintechs, bem como uma das maiores equipes de gestão na Europa. Esta moderna plataforma bancária baseada na nuvem moderna está pronta para endereçar o enorme mercado de €100 bilhões atendido por fornecedores tradicionais de software bancário e soluções internas”.
A FT Partners foi a consultora financeira exclusiva nesta transação.