InovAtiva oferecerá mais de 1800 oportunidades de aceleração e conexão para empreendedores em 2022

InovAtiva oferecerá mais de 1800 oportunidades de aceleração e conexão para empreendedores em 2022

Neste ano, o InovAtiva, política pública de apoio ao desenvolvimento do empreendedorismo inovador no Brasil, ampliará ainda mais seu alcance, oferecendo um robusto portfólio de oportunidades gratuitas para empreendedores de todo o país, em diversos setores e estágios de maturidade. O hub InovAtiva é realizado pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e executado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI).


O InovAtiva promove programas e iniciativas voltadas para a aceleração de projetos e negócios inovadores e para a conexão entre empreendedores e investidores, totalizado 1806 oportunidades em 2022. Destas, serão 1.450 vagas nos programas de aceleração InovAtiva Brasil, InovAtiva de Impacto Socioambiental e Ideaiz — Powered by InovAtiva. Além disso, serão 366 oportunidades de conexão no âmbito dos eventos do InovAtiva Conecta (veja o calendário completo no final do texto).


“O conjunto de programas e ações realizados pelo InovAtiva terá ainda mais representatividade em 2022, impactando empreendedores em todos os níveis de maturidade. Nossas ações para este ano visam a fortalecer e ampliar o alcance do InovAtiva, por meio de um número expressivo de oportunidades e atendimentos oferecidos gratuitamente pelos programas de aceleração e pelo InovAtiva Conecta. Nossa missão é impulsionar o ecossistema apoiando o desenvolvimento e o fortalecimento do ambiente de negócios inovadores em todo o país”, afirma Carlos Da Costa, Secretário Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME).


Somente no ano passado, nos programas de aceleração InovAtiva Brasil e InovAtiva de Impacto Socioambiental, 680 startups foram aceleradas e, destas, 305 foram conectadas diretamente a investidores. Já para o Ideiaz – Powered by InovAtiva foram atendidos 415 projetos em fase de ideação.

Calendário de Oportunidades


InovAtiva Brasil


Maior programa de aceleração de startups da América Latina, o InovAtiva Brasil terá dois ciclos em 2022, oferecendo até 380 vagas por ciclo, com as inscrições abertas a partir de 1o. de fevereiro. Trata-se da ação mais abrangente do hub, que vai selecionar negócios de variados segmentos de atuação, nas fases de validação, operação ou tração. Uma grande novidade no programa é que, durante todo o ano, serão oferecidas também sessões de mentorias coletivas semanais abertas a qualquer interessado, mesmo que não esteja participando dos programas.


Os ciclos do InovAtiva Brasil duram quatro meses e são divididos em duas etapas: Aceleração e Conexão. Na primeira etapa, até 380 startups têm acesso a atividades de mentorias individuais e coletivas com especialistas do mercado. Ao final desse período, é realizado o evento InovAtiva Day, que encerra a etapa Aceleração com uma agenda de palestras e painéis voltados à temática empreendedora e com o treinamento de pitch exclusivo aos participantes do ciclo.


Na sequência, até 160 empreendedores seguem para a etapa Conexão, onde recebem mais um pacote de mentorias para o desenvolvimento de seus negócios. Ao final, é realizado o InovAtiva Experience, evento que encerra totalmente o ciclo com o Demoday — momento em que as startups apresentam suas soluções para investidores.

Novidade no InovAtiva de Impacto Socioambiental


A partir deste ano, o InovAtiva de Impacto Socioambiental, que até agora era realizado uma vez ao ano, foi expandido para dois ciclos anuais. As inscrições para o primeiro ciclo de 2022 também têm início no dia 1o. de fevereiro. Serão selecionados até 40 negócios inovadores por ciclo, focados em soluções de impacto socioambiental, que receberão mentorias e capacitação focada em negócios de impacto. O programa possui a mesma estrutura do InovAtiva Brasil: dividido em duas fases – Aceleração e Conexão – e a oportunidade de apresentação das soluções para investidores focados em startups com soluções para questões sociais e ambientais no Demoday, durante o InovAtiva Experience.

Ideiaz – Powered by InovAtiva.


Para atender aos empreendedores que possuem projetos ainda em fase de ideação, o hub promove o Ideiaz – Powered by InovAtiva, executado pela ANPROTEC. A iniciativa visa a dar suporte no desenvolvimento de ideias para que elas possam se tornar novos negócios, por meio do atendimento gratuito de incubadoras e aceleradoras de todo o país. Serão até 610 oportunidades, divididas em dois ciclos de dez semanas de imersão 100% online. As inscrições para o primeiro ciclo abrem a partir de 15 de março no site do InovAtiva.


“O InovAtiva, neste ano, continua com a missão de democratizar cada vez mais a inovação, levando conhecimento e conexões para startups de todo o país. As diversas ações do programa contribuem para o alcance desta missão, posicionando o programa como um dos mais relevantes do ecossistema” afirma o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick.


Eventos dos programas e InovAtiva Conecta


Além dos já consagrados InovAtiva Experience e Inovativa Day, a novidade para o ano é o InovAtiva Conecta. As ações têm o objetivo de gerar oportunidades e fortalecer interações entre startups, investidores, grandes empresas, fundos de investimento, potenciais parceiros de negócios e clientes.

Serão 10 Rodadas de Negócios, 12 Demodays Online e 8 Laboratórios de Open innovation.


Os Demodays Online são eventos virtuais temáticos em que startups apresentam o pitch de sua solução a potenciais investidores e outros parceiros de negócios. Podem participar startups com soluções validadas e que buscam investidores, fundos, investidores-anjo, aceleradoras, médias e grandes empresas que desejam investir em startups.


O InovAtiva Lab reúne eventos de capacitação e conexão de startups e médias e grandes empresas para inovação aberta.


Já as Rodadas de Negócios são eventos nos formatos de encontros rápidos (speed dating) em que startups apresentam suas soluções para potenciais clientes. As Rodadas de Negócios são destinadas a startups com soluções validadas e a outras organizações interessadas em realizar negócios com startups.

Será promovido, ainda, o InovAtiva Day, aberto ao público externo, com uma parte exclusiva às startups participantes dos ciclos de aceleração. Os eventos do InovAtiva Day estão previstos para ocorrer em 11 de junho e em 8 de outubro. 


Já o InovAtiva Experience é o evento de encerramento da etapa Conexão dos ciclos, em que as startups têm a oportunidade de apresentar suas soluções para a maior banca de investidores do país. O evento também oferece uma parte das suas atividades para participantes externos. O InovAtiva Experience está previsto para acontecer de 30 de julho a 8 de agosto no ciclo 2022.1, e de 26 de novembro a 5 de dezembro no ciclo 2022.2.

Comments are closed