Incubadora da USP seleciona startups para novo programa de incubação

Incubadora da USP seleciona startups para novo programa de incubação

Ambiente acaba de receber certificação máxima da Anprotec e adota critérios de diversidade para seleção de empreendedores

Estão abertas até 31 de janeiro as inscrições para o Programa DNA, da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo – Universidade de São Paulo e Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares (Incubadora USP/Ipen). Serão selecionadas 30 startups de todo o Brasil para receberem mentorias e capacitação para o desenvolvimento de negócios de alto impacto positivo, intensivos em conhecimento e tecnologia. Pela primeira vez, 50% das vagas de incubação serão destinadas a mulheres, pessoas negras, pardas, com deficiência, representantes de povos originários, comunidades tradicionais e LGBTQIA+.

O programa é voltado prioritariamente para startups das seguintes áreas: Saúde, Ciências da Vida, Tecnologias Verdes, Tecnologia da Informação, Indústria 4.0 e Educação. A Incubadora USP/Ipen é a única do Brasil que tem o mais elevado nível de reconhecimento da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) — o Cerne 4 — sem ser vinculada a um parque tecnológico. A certificação atesta a excelência no desenvolvimento de negócios disruptivos de alto impacto. A gestão do ambiente é feita pelo Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec).
 

“O programa de incubação DNA é uma abordagem metodológica focada na criação, planejamento e desenvolvimento de empresas intensivas em conhecimento, as deeptechs. É derivado de 25 anos de experiência da entidade a partir da gestão da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo, ambiente de inovação da USP e do Ipen, somada às melhores práticas nacionais e internacionais”, destaca Felipe Maruyama, diretor de Operações do Cietec.
 

Para se candidatar, não é necessário ter CNPJ constituído. Basta preencher o formulário. A Banca Examinadora avaliará critérios como perfil empreendedor, mercado, inovação, finanças e gestão. O resultado do processo seletivo será divulgado em março.

Jornada empreendedora DNA

As trilhas formativas do DNA são híbridas, unindo experiências online e presencial. Os empreendedores terão acesso a uma metodologia única, estruturada em três ciclos: Descoberta, Negócios e Aceleração.

Cada ciclo oferece capacitação adequada ao estágio de desenvolvimento da startup, combinando mentorias coletivas e individuais, workshops, aulas e outras atividades voltadas para estimular habilidades vitais para o empreendedorismo inovador. O formato foi pensado com o objetivo de entregar um valor específico para diferentes momentos da jornada empreendedora, considerando tanto a maturidade do negócio como da tecnologia.
 

“Um dos diferenciais do DNA é ter sido feito para desenvolver empresas intensivas em conhecimento e tecnologia. Para isso, serão realizados um acompanhamento e um monitoramento constante para entregar serviços específicos, juntamente de uma rede de parceiros e mentores exclusivos, em atendimento às dores e demandas de mercado e da sociedade”, complementa Maruyama.

Celeiros de negócios inovadores

Hoje, 64 startups fazem parte da comunidade da Incubadora USP/Ipen. A maioria (mais de 70%) são empresas das áreas de Ciências da Vida e Tecnologias Verdes. Mais de 740 startups já passaram pela incubação ao longo de 25 anos. Entre elas destacam-se empresas que são referência no mercado, como a MagnaMed, especializada em ventilação pulmonar, e a Genera, pioneira em análise genômica.

A Incubadora USP/Ipen tem o mais alto índice de captação de verbas de fomento à pesquisa e inovação. As startups da incubadora concentram 12% do total de projetos aprovados nos editais de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Em 2021, a incubadora captou R$ 5,5 milhões em fomento para apoio à pesquisa e inovação desenvolvidas pelas empresas.

1º Batch do Programa DNA – Incubadora USP/Ipen

Inscrições: 7 de dezembro a 31 de janeiro
Como se inscrever: Formulário no site
Vagas: 30

Divulgação do resultado: 30 de Março /23

Início da jornada: Abril/23

Áreas prioritárias: Saúde, Ciências da Vida, Tecnologias Verdes, Tecnologia da Informação, Indústria 4.0 e Educação

Comments are closed