IBM ajuda empresas a repensarem a gestão de pessoas com IA

Compartilhar

A inteligência artificial está mudando significativamente a forma de trabalhar, de estudar e também a maneira como as empresas fazem a gestão de seus funcionários. Recentes estudos da IBM revelam que nos próximos três anos cerca de 120 milhões de trabalhadores nas 10 maiores economias do mundo podem precisar de reciclagem ou novas habilidades para acompanhar as mudanças promovidas pela era digital. Em paralelo, outro estudo conta que dois terços dos presidentes entrevistados acreditam que a inteligência artificial vai promover grandes mudanças na área de Recursos Humanos, mas apenas 11% dos líderes de RH relatam que suas organizações estão preparadas.

Nesse contexto, o RH precisa, cada vez mais, estar à frente dessa transformação e proporcionar uma experiência melhor e mais individualizada aos colaboradores e candidatos. Para auxiliar as áreas de Recursos Humanos a se prepararem para a transformação digital, a IBM anuncia hoje uma nova unidade de negócios, a IBM Talent & Transformation. Essa unidade ajudará as empresas a transformar a gestão e a cultura da área de Recursos Humanos e inovar no que diz respeito à retenção de talentos, recrutamento, treinamento e engajamento de funcionários, usando o potencial da inteligência artificial.

“À medida que as organizações lidam com as exigências de realizar a transformação digital e reinventar seus negócios e processos, por meio da aplicação de novas tecnologias, como IA, automação e blockchain, a maior barreira para o progresso está no acesso a talentos com as habilidades certas para essas demandas”, diz Mark Foster, vice-presidente sênior da IBM Global Business Services. “A IBM acredita que formar uma força de trabalho para competir na era da inteligência artificial é uma discussão tanto sobre cultura quanto sobre tecnologia”.

Desenvolvida por especialistas em ciência comportamental, inteligência artificial e psicologia organizacional-industrial, a IBM Watson Talent Suite aproveita a capacidade analítica e preditiva da IA por meio das seguintes ferramentas:

• Watson Recruitment: analisa o histórico de contratação de uma organização e fontes de dados externas para determinar os atributos-chave para o sucesso em qualquer função e, em seguida, usa a IA para apresentar os candidatos mais qualificados, sem viés, ou seja, sem qualquer tipo de julgamento humano.

• Watson Candidate Assistant: analisa o histórico de emprego e educacional dos currículos, entende as habilidades e faz o casamento entre um candidato e as vagas mais adequadas.

• Watson Career Coach: atua como coach virtual e analisa as habilidades, interesses e eminência dos funcionários, além de fornecer aconselhamento personalizado para traçar caminhos para oportunidades de carreira.

• Watson Talent Frameworks: define as competências e habilidades necessárias para uma estratégia bem-sucedida de talentos e prepara as organizações para lidar com a força de trabalho do futuro.

• Adverse Impact Analysis (AIA): aproveita o Watson para analisar e identificar possíveis preconceitos inconscientes (BIAS) relacionados ao gênero, raça, idade, educação por meio do histórico de trabalho de uma organização.