IBGC lança a 1ª edição do Fórum Nacional de Governança da Família Empresária

Compartilhar

O Fórum Nacional de Governança da Família Empresária, em sua primeira edição, será realizado no próximo dia 5 de março, das 9h às 18h, na sede do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), em São Paulo (SP). Esse evento, organizado pelo IBGC e que será híbrido, vai tratar do tema da governança como um elemento facilitador para articular as interações entre família, empresa e patrimônio e será exclusivo para membros de famílias empresárias (fundadores, sócios, herdeiros, conselheiros membros da família empresária e outros membros familiares).
 

“Essa é a linha mestra do evento, porque quando falamos de famílias empresárias, devemos considerar a governança da empresa, da família e de seu patrimônio”, pontua Valeria Café, diretora-geral do IBGC. Nessa perspectiva, dados da 11ª Pesquisa Global de Empresas Familiares, divulgada pela PwC em 2023 e que ouviu líderes de empresas familiares do Brasil e do mundo, indicam que somente 28% dos entrevistados brasileiros disseram ter mecanismos de resolução de conflitos para lidar com disputas familiares. “Trata-se de um número que ainda é tímido, e por isso acreditamos que este fórum reforçará a importância de trocas de experiências e melhores práticas entre membros dessas empresas familiares em sua jornada dos três círculos da governança”, reforça Valeria.

Assim, no enfrentamento dos desafios que afetam esse segmento, o Fórum abordará a governança como uma jornada que capacita as famílias empresárias a lidarem com as demandas cotidianas e com as situações que frequentemente influenciam a perenidade dos negócios e as relações entre os parentes – o que propicia aprendizado e conscientização.
 

Gabriela Baumgart, presidente do conselho de administração do IBGC, faz parte da terceira geração de família empresária e acredita que não existe uma receita pronta para todas as empresas e famílias. “O que mais me apaixona em famílias empresárias é que não existe uma solução de prateleira, uma regra que funcione em todos os casos. Cada família tem sua cultura, seu sistema e seus valores. Por isso, é necessário um olhar único para a realidade de cada organização para que a longevidade e o sucesso sejam perenes”.

Sobre a programação

O Fórum Nacional de Governança da Família Empresária contará com painéis nacionais e internacionais, sessões simultâneas, masterclass e muito mais. Na ocasião também será lançado o Centro de Governança da Família Empresária, que reunirá uma série de conteúdos de relevância produzidos pelo IBGC e por parceiros com a finalidade de engajar essas famílias em discussões de seu interesse. Além disso, o Centro visa promover uma rede de relacionamentos para que seus membros compartilhem experiências e aprendizados obtidos ao longo de suas jornadas.

Entre os palestrantes nacionais e internacionais confirmados no Fórum, incluem-se:

  • Beatriz Johannpeter, membro do conselho familiar da Gerdau Johannpeter e consultora associada da Cambridge Family Enterprise Group;
  • Daniel Randon, presidente da RandonCorp;
  • Gabriela Baumgart, conselheira de administração do Grupo Baumgart e presidente do conselho de administração do IBGC;
  • Horácio Lafer Piva, membro do conselho de administração do Grupo Klabin;
  • Ivan Lansberg, sócio fundador da Lansberg Gersick Advisors e diretor acadêmico da Northwestern University, Kellog School of Management;
  • Monika Hufenüssler Conrads, sócia da Duas Rodas;
  • Peter Englisch, líder global de family business da PwC;
  • Rafael Valente, presidente do Grupo Civil;
  • Sandra Costa, presidente do conselho de administração do Grupo Sabin;
  • Silvia Englert, diretora do conselho de família da Votorantim.
  • Suzana Weiss Minerbo, diretora do family office ESA;