HUGHES traz ao Brasil modelo de sucesso de banda larga residencial via satélite dos Estados Unidos

Compartilhar

O serviço de banda larga residencial via satélite da HUGHES ocupa o primeiro lugar no ranking dos principais provedores de internet dos Estados Unidos, por cumprir a performance divulgada aos consumidores. A informação faz parte do relatório anual Measuring Broadband America 2015¹, da Federal Communications Commission (FCC)². A HUGHES, líder global em serviços de comunicação via satélite, oferece internet de banda larga a mais de um milhão de assinantes nos Estados Unidos.

No Brasil, o serviço será lançado em julho e vai manter os padrões globais, cobrindo 80% da população brasileira na primeira fase do negócio. Até 2018, a companhia pretende ampliar o atendimento para 90% da população e, até 2020, passar a atuar em 100% do território nacional, com apoio do OneWeb, projeto de ampla cobertura com satélites de baixa órbita. Assim como na tecnologia oferecida nos Estados Unidos, no Brasil, o novo serviço vai operar na banda Ka, faixa na qual os satélites de alta capacidade trabalham com um custo mais baixo.

O relatório da comissão americana avaliou os serviços de internet via satélite, DSL, cabo e fibra de 16 empresas que cobrem 80% do mercado residencial americano. O estudo revelou que o serviço da HUGHES superou as velocidades de download e upload anunciadas, em níveis maiores que qualquer outro serviço de banda larga via satélite ou terrestre. A velocidade de download entregue foi mais de duas vezes maior que a anunciada, mesmo em horários de pico. E, da mesma forma, a velocidade de upload foi mais de 1,5 vez maior que a anunciada.

“O relatório da FCC é gratificante, porque confirma que a HUGHES garante a performance prometida aos clientes”, comenta o presidente da HUGHES Brasil, Rafael Guimarães. O executivo aponta o resultado da pesquisa como um reforço para as estratégias do novo serviço no País. “Isso comprova que estamos trazendo ao Brasil um modelo de negócio de sucesso. Os mais de 40 anos de experiência da Hughes Network Systems nos dão uma retaguarda extremamente poderosa e valiosa.” Além da tradição, Guimarães revela os planos da companhia para ser pioneira no mercado de banda larga via satélite no Brasil. “Estamos empenhados em prestar um serviço de qualidade para um público com necessidades específicas, respeitando as particularidades da população brasileira, e cumprir essas expectativas. Estamos nos preparando com estratégias direcionadas para entrar em um mercado de grandes oportunidades”, finaliza.

1.Medindo a Banda Larga da América – É um programa de estudo sobre o desempenho da rede de banda larga para consumidores em todo o território dos Estados Unidos. A performance da rede é medida por meio de amostra representativa da população assinante de serviços de internet.

2.Comissão Federal de Comunicações, órgão que regula as comunicações interestaduais e internacionais de rádio, televisão, telefone, TV via satélite e por cabo em todo o território norte-americano. É a principal agência reguladora para leis de comunicação e inovação tecnológica nos EUA, independente do governo e supervisionada pelo Congresso.