A Gupy, empresa líder em tecnologia para RH no Brasil, acaba de anunciar a captação de R$ 500 milhões em rodada liderada pelos fundos SoftBank Latin America, Riverwood, com a participação da Endeavor Catalyst e acompanhada pelos atuais investidores Oria Capital e Maya Capital. O aporte é o maior já recebido por uma plataforma tecnológica de RH na América Latina e o mais robusto investimento já registrado por uma startup brasileira fundada por mulheres. Ele chega pouco mais de um ano após o último aporte, recebido pela empresa em 2020, e três meses após seu primeiro M & A – a aquisição da Niduu, startup de Educação Corporativa.
O anúncio representa mais um passo na consolidação da empresa como líder no segmento de tecnologia para RH no Brasil. Isso porque, com o novo aporte, a Gupy pretende continuar expandindo, para ajudar empresas de diferentes tamanhos a digitalizar os seus processos, superando sua atual marca de 1500 clientes e 22,5 milhões de usuários, promover ainda mais a empregabilidade no Brasil, aumentando seu portfólio de soluções inovadoras para RH e integrando-as de forma inteligente, e avançar também na oferta de ferramentas que otimizem a experiência dos profissionais que buscam oportunidades de trabalho, com iniciativas como o Portal de Vagas, marketplace gratuito de ofertas de trabalho, no qual os profissionais podem encontrar mais de 20 mil vagas por mês publicadas por empresas de todas as regiões do país.
De acordo com Mariana Dias, CEO e cofundadora da Gupy, a companhia nasceu como uma solução de recrutamento e seleção com inteligência artificial capaz de entregar as maiores taxas de assertividade do mercado, além de agilidade e diversidade nas contratações, e em 2020 avançou como ferramenta capaz de desburocratizar também a admissão de colaboradores. “Com a pandemia, vimos uma grande tendência entre as empresas na busca por aumentar tanto a densidade de talento, como a requalificação de seus funcionários, e por isso, com a aquisição da startup Niduu em 2021, demos mais um passo para avançar na cadeia do RH e passamos a oferecer o serviço de Treinamento e Desenvolvimento de colaboradores”, explica a executiva, que complementa: “Com este novo aporte continuaremos a nossa missão de alavancar a empregabilidade no Brasil, agora aumentando os nossos investimentos em tecnologia para oferecer o futuro da empregabilidade, de um lado empoderando os RHs e líderes com soluções inovadoras para potencializarem seus times; de outro suportando candidatos e funcionários a crescerem em suas carreiras.”
Segundo Francisco Alvarez-Demalde, cofundador e managing partner da Riverwood Capital, companhias de todos os setores na América Latina estão percebendo que capital humano e talentos são centrais para o seu sucesso e sustentabilidade de longo prazo. E nesse novo contexto, elas estão procurando tecn
ologias que podem simplificar processos e melhorar recrutamento, admissão e desenvolvimento de talentos. “Nós estamos vendo um crescimento incrível na adoção de tecnologia dentro dos processos de RH, e a Gupy tem uma uma oferta robusta com uma plataforma intuitiva que é amplamente percebida como a melhor do mercado brasileiro. Estamos felizes e animados em nos tornarmos parceiros desse time incrível enquanto eles continuam a modernizar o mercado de recursos humanos na região, colocando o talento como a principal prioridade”, afirma.
Para Paulo Passoni, managing director do SoftBank Latin America Fund, líderes de Recursos Humanos estão cada vez mais preparando suas empresas para o futuro ao utilizar tecnologia para recrutar, engajar e desenvolver talentos. “Estamos impressionados com o time, as métricas e o produto top de linha da Gupy, e muito animados por estar juntos com eles para ajudar a construir a plataforma de RH mais robusta da América Latina”, ressalta Passoni.
Fundada em 2015 por Mariana Dias, juntamente com Bruna Guimarães, Guilherme Dias e Robson Ventura, a Gupy, que é pioneira no uso de inteligência artificial aplicada ao recrutamento e seleção, há 2 anos iniciou sua expansão para oferecer soluções digitais inteligentes para outras áreas do RH como admissão e desenvolvimento de colaboradores. Hoje, com clientes em mais de 10 países na América Latina, contando com 22,5 milhões de usuários e pelo menos 1.500 clientes — dentre eles a Ambev, Vivo, GPA e Santander, a startup tem crescido mais de 100% todos os anos.