GM apresenta GM Energy, unidade de negócios voltada a soluções energéticas para EVs

GM apresenta GM Energy, unidade de negócios voltada a soluções energéticas para EVs

A General Motors (GM) anunciou hoje a introdução do Ultium Home e do Ultium Commercial, que em combinação com o Ultium Charge 360, criam um ecossistema de produtos e serviços de gerenciamento de energia, abrigados sob uma nova unidade de negócios chamada GM Energy.

O portfólio de produtos e serviços conectados do GM Energy foi projetado para oferecer gerenciamento de energia inteligente para clientes domésticos, comerciais e consumidores de EVs, com soluções que vão desde carga bidirecional, aplicações veículo para casa (V2H) e veículo para rede (V2G), até armazenamento estacionário, energia solar, aplicações de software, ferramentas de gerenciamento de nuvem, soluções de micro rede, células combustível de hidrogênio e muito mais. Os serviços do GM Energy também permitirão a venda de energia das baterias de EVs e de armazenamento estacionário de volta às concessionárias durante horário de ponta e períodos de alto consumo de energia, gerando maior valor potencial para os clientes e adicionando capacidade à rede elétrica.

“A GM Energy tem a oportunidade de ajudar a fornecer produtos e serviços de energia sustentável que podem ajudar a mitigar o efeito das interrupções de energia e fornecer aos clientes uma gestão de energia resiliente e econômica”, disse Travis Hester, vice-presidente de Operações de Crescimento de EVs da GM.

A interface central de soluções do GM Energy será a Nuvem de Serviços de Energia da GM, que abrigará dados e ferramentas de gerenciamento, conectando os clientes de maneira ininterrupta com ativos de energia residenciais, de frota e comerciais. Os clientes serão capazes de gerenciar de forma simples e eficiente seu consumo de energia por meio de aplicativos de software.

Várias empresas de grande porte nos Estados Unidos já concordaram em trabalhar com o GM Energy para fornecer soluções aos clientes e receber ofertas de produtos ou serviços.

Entre eles está um acordo com a SunPower, uma das principais fornecedoras de tecnologia solar e serviços de energia dos EUA. Juntas, as duas empresas desenvolverão um sistema de energia residencial que consistirá em soluções integradas para EVs e baterias, painéis solares e armazenamento de energia doméstica. Espera-se a criação de um sistema que permita aos motoristas fornecer energia para suas casas com a bateria de seus veículos elétricos, projetado para lhes dar a capacidade de alimentar sua casa em caso de blackout ou de energia armazenada durante os horários de ponta. A SunPower também estará apta a instalar o sistema de energia doméstica e oferecerá aos clientes a oportunidade de fornecer energia solar à sua casa. O sistema de energia doméstica estará disponível juntamente com o lançamento no varejo do Chevrolet Silverado EV 2024, cujo início da produção está previsto para o terceiro trimestre de 2023.

Outra iniciativa inclui um projeto piloto de V2H entre a GM Energy e a Pacific Gas and Electric Company (PG&E), planejado para permitir aos clientes residenciais usarem seus EVs juntamente com um carregador bidirecional, como energia de reserva para as cargas essenciais da casa durante interrupções de energia de curta duração. Após testes iniciais, as duas empresas antecipam a expansão da oferta do V2H para clientes residenciais dentro da área de serviço da PG&E, que deverá começar em 2023.

A GM Energy também está trabalhando com várias outras empresas como Con Edison, Graniterock e New Hampshire Electric Cooperative (NHEC).

“A missão da GM Energy é oferecer aos clientes acesso a um conjunto completo de produtos e serviços de energia, incluindo soluções para além dos veículos, acelerando a transição perfeita para um futuro totalmente elétrico”, disse Hester. “Com a expansão de nossos negócios empresariais por meio da GM Energy e um dos portfólios mais completos de produtos e serviços de gerenciamento de energia disponíveis, ajudaremos a reduzir as barreiras de entrada para a energia sustentável e acelerar ainda mais a adoção em massa dos EVs”.

“A grande escala de soluções do GM Energy nos permitirá enfrentar melhor os desafios atuais com a infraestrutura de rede, armazenamento de energia e gerenciamento de energia” diz Mark Bole, vice-presidente e diretor de soluções de baterias V2X da GM. “Aproveitando as plataformas tecnológicas flexíveis da GM e a potência do Ultium, somos capazes de fornecer soluções de energia resistentes e acessíveis para todos os clientes e para a rede, para avançar rumo ao futuro 100% elétrico”.

Comments are closed