A Sophos, fabricante especializada em segurança de rede e endpoint, pelo décimo ano consecutive foi nomeada líder no Quadrante Mágico do Gartner na categoria Plaformas de Proteção de Endpoint (EPP). Com o lançamento recente do Intercept X, solução anti-exploit de próxima geração, e o contínuo aperfeiçoamento da Sophos Central, a plataforma de gerenciamento baseada na nuvem, a empresa garante a posição de liderança com um amplo portfólio de produtos de segurança de endpoint para combater as ameaças sofisticadas atuais.
De acordo com o relatório, a próxima onda de ciberameaças será “fileless”, ou seja, existe apenas na memória e não chega a ser instalada no disco rígido do dispositivo da vítima. “Durante anos os hackers mais experientes executaram ataques baseados em script. Os utilitários comuns do Windows, como a interface de linha de comando, PowerShell, Perl, Visual Basic, Nmap e Windows Credential Editor, podem ser explorados para comprometer máquinas sem deixar cair os arquivos executáveis, driblando todos os tipos tradicionais de detecção de arquivos maliciosos. O Gartner recomenda que “os compradores do EPP procurem fornecedores que se concentrem na proteção de exploit de memória, análise de script e indicadores de comportamento de compromisso.
“Nos últimos anos, a Sophos desenvolveu produtos que integram prevenção de ataques, análise de comportamento e a heurística de pré-execução. O lançamento do Intercept X acrescentou recursos anti-exploit e anti-ransomware sem assinatura com análise de causa-raiz para complementar e executar em conjunto com as soluções já existentes”, afirma Dan Schiappa, vice-presidente senior e gerente geral dos grupos de segurança de rede e de endpoint na Sophos. “Acreditamos que nosso posicionamento contínuo como líder neste mercado altamente competitivo reflete nossa capacidade de inovar e oferecer produtos de qualidade em resposta à mudança do cenário de ameaças”, complementa.
A Sophos continua a cumprir sua estratégia de integrar plataformas de proteção de endpoint e recursos de detecção e resposta na plataforma Sophos Central para entregar uma solução mais eficaz, apostando que esta estratégia atenda às futuras demandas de acordo com a previsão do Gartner que afirma que até 2019, as EPP e EDR serão uma única oferta, eliminando a necessidade de comprar produtos para todos os ambientes, exceto os mais especializados”.
Para baixar o relatório do Gartner (em inglês), clique aqui.