O projeto da Engineering – multinacional italiana fornecedora de soluções e serviços de TI – foi selecionado dentre os demais concorrentes para receber financiamento e integrar o “Joint Lab on Big Data for Industry 4.0”, uma iniciativa da Fundação Cultural Ítalo-Brasileira (Fibra) – órgão criado pela Embaixada do Brasil em Roma e pela Universidade de Bologna (UNIBO) para a promoção da ciência e de pesquisas entre os dois países. O projeto conta ainda com a participação da prestigiada Universidade de Santa Catarina (UDESC) em conjunto com o Laboratório de Tecnologias de Gestão (LabGES), além de outras empresas brasileiras e italianas.
A ideia é implementar um Joint Lab ítalo-brasileiro entre as duas instituições de educação e empresas privadas da área, com a colaboração de acadêmicos, estudantes e especialistas das empresas, para desenvolver pesquisas e soluções em Big Data para Indústria 4.0, com foco principal em Manufatura e Gerenciamento de Água. Mais especificamente, o projeto visa estudar modelos inovadores e ampliar o valor agregado da Tecnologia da Informação nas empresas, analisando soluções existentes para Joint Labs atuais e propondo novas abordagens para fomentar desenvolvimentos tecnológicos.
O laboratório visa criar uma troca de informações entre diferentes parceiros com diferentes origens e reunir o mundo acadêmico e as indústrias com uma abordagem multidisciplinar para promover o nascimento de novas ideias e iniciativas. Será a reunião das melhores competências do mercado e das universidades para alcançar inovações analisando soluções existentes e desenvolvendo projetos de pesquisa para aperfeiçoar tecnologias voltadas para diversas áreas.
O desenvolvimento dessas pesquisas e soluções proporcionarão não somente inovação, mas também uma maior segurança e assertividade para os Gestores, que poderão apoiarem-se em dados aprofundados para legitimar suas decisões na administração.
“A Engineering está muito feliz em fazer parte deste projeto ambicioso e enriquecedor e disponibilizará os melhores profissionais e recursos para atender esta demanda. Com certeza servirá para troca de informações, intercâmbio de profissionais, rompendo as fronteiras por meio da tecnologia e se transformando no alicerce necessário para a inovação nos futuros projetos, principalmente os voltados para Manufatura e Gerenciamento de Água”, explica o CEO da Engineering do Brasil, Filippo di Cesare.