Empresas têm R$ 10 milhões para pesquisas voltadas a cidades inteligentes e sustentáveis

Compartilhar

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) prorrogaram até 23 de maio o prazo da chamada de propostas de pesquisas que levem ao desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores voltados ao aprimoramento da vida nas cidades.

Dirigida a microempresas, empresas de pequeno porte, pequenas e médias empresas sediadas no Estado de São Paulo, sobretudo àquelas em fase inicial de atividades (startups), a chamada de propostas disponibilizará até R$ 10 milhões para projetos que visem ao aperfeiçoamento de tecnologias e a produtos para aplicações em cidades, com potencial de torná-las mais inteligentes, sustentáveis e humanas. Os recursos, não reembolsáveis, serão divididos igualmente entre FINEP e FAPESP.

Indicada para empresas que se enquadram na Fase 3 do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), voltado para o desenvolvimento de produtos, processos e serviços que possam ser inseridos no mercado, a chamada acontece na esfera do programa PIPE/PAPPE Subvenção, parceria entre FAPESP e FINEP que oferece financiamento para a execução de pesquisa científica e/ou tecnológica.

Para orientar e fornecer informações que ajudem na formulação de projetos, que poderão ser desenvolvidos em até 24 meses em qualquer cidade do Estado de São Paulo, FAPESP e FINEP promovem no dia 29 de abril, às 18h00, no Teatro IMA Cultural, em Campinas, uma reunião de esclarecimento sobre a chamada e os projetos.

No encontro, profissionais da FAPESP e da Informática de Municípios Associados (IMA), empresa de economia mista voltada à prestação de serviços na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), vão tirar dúvidas de representantes de empresas interessadas em apresentar projetos com potencial de alcançar resultados inovadores.

A programação contará com a demonstração do Gliconline, aplicativo de acompanhamento que auxilia no controle de diabetes, pela gerente de Soluções da IMA, Daniela Fumes da Luz, além de esclarecimentos sobre a chamada de propostas pelo professor Douglas Zampieri, coordenador da área de Pesquisa para Inovação da FAPESP.

O evento acontece em decorrência de um acordo de cooperação entre FAPESP e IMA para promover projetos cooperativos de pesquisa que levem principalmente ao desenvolvimento de novas tecnologias, sistemas, softwares e aplicativos que ajudem a pensar uma nova configuração para áreas urbanas, incluindo a operação de serviços públicos em áreas como saúde, educação, mobilidade, gestão, segurança pública, tecnologia da informação e comunicação, entre outras.

O evento é aberto a todos os empresários interessados. Os projetos devem ser inscritos até 23 de maio exclusivamente por meio eletrônico, pelo Sistema de Apoio a Gestão (SAGe), no endereço www.fapesp.br/sage. O resultado dos projetos aprovados será divulgado em 19 de setembro.

Mais informações sobre o PIPE/PAPPE: www.fapesp.br/5747
Mais informações sobre a chamada de propostas: www.fapesp.br/10066

Reunião de divulgação e esclarecimento: Pesquisa sobre Tecnologias e Produtos para Aplicações em Cidades Inteligentes-Cidades Sustentáveis

Data e horário: 29 de abril, às 18:00
Local: Teatro IMA Cultural – Rua Padre João Garcia, 101 – Ponte Preta – Campinas/SP
Programação: http://www.fapesp.br/eventos/cidadesinteligentes
Inscrições: http://www.fapesp.br/eventos/cidadesinteligentes/inscricao