Demanda por executivo de altíssimo desempenho cresce 30%: você é o game changer?

Compartilhar

Joseph Teperman, sócio-fundador da INNITI, lista 5 características imprescindíveis que identificam o profissional capaz de otimizar resultados e reduzir custos em curto prazo
Que na crise a palavra de ordem é produtividade, todo mundo sabe. No entanto, o quadro brasileiro se agravou de tal forma que muitas empresas necessitam reverter seus números em uma velocidade acima da média. Para isso, elas precisam de executivos de altíssima performance. Mais conhecidos como game changers, esses profissionais possuem alta capacidade para resolver problemas, e atuar decisivamente para proteger a empresa da crise.

Segundo a INNITI, consultoria que atua no setor de executive search e governança corporativa, a demanda por este perfil de executivo cresceu 30% entre novembro de 2015 e março de 2016. Mas como saber se você é um game changer? Joseph Teperman, sócio-fundador da INNITI, listou 5 características imprescindíveis que identificam este profissional.

1. Espírito de liderança
Capacidade para gerir uma equipe versátil é característica indispensável para um game changer. Conhece e executa com eficiência as diversas formas de liderança, é capaz de identificar e tirar o melhor de cada colaborador e se adapta às mais difíceis e surpreendentes circunstâncias. Os colaboradores reconhecem, admiram e respeitam por sua competência em liderar.

2. Olhar do dono
O game changer atua como se o negócio fosse dele. Sabe o momento certo de entrar ao detalhe. Essa capacidade faz com que nenhum ponto passe despercebido por ele ou por sua equipe, o que invariavelmente potencializa e evidencia os diferenciais do negócio.

3. Alta capacidade de gestão
Uma coisa é ser um excelente profissional, outra é ser um excelente gestor, e uma terceira é ser um excelente profissional e gestor. Esse é o game changer. Não é incomum encontrar excelentes executivos que, ao serem promovidos a posições de gestão, fracassam. Isso porque gerir uma equipe ou um negócio é completamente diferente de trabalhar sozinho. O game changer precisa unir as duas capacidades, já que, em um momento de crise, qualquer detalhe em ambos os campos são determinantes.

4. Capacidade estratégica
Mesmo que os resultados exigidos do game changer sejam, a princípio, no curto prazo, é fundamental que seu trabalho faça parte de um todo e que renda frutos no médio e longo prazo. Para isso, é necessário que este profissional tenha alta capacidade estratégica, traçando o objetivo e definindo os caminhos para alcançá-lo.

5. Capacidade de antever
O game changer possui uma capacidade ímpar de antever circunstâncias e de se preparar para elas. Sabe a hora de agredir, de ficar na defensiva. Muitas vezes, é capaz de tomar atitudes surpreendentes, nadando “aparentemente” contra a maré do mercado. No entanto, o game changer possui conhecimento técnico e coragem para tomar essa decisão.