Após menos de sete meses desde seu lançamento, o aplicativo Qipu (www.qipu.com.br), que ajuda o microempreendedor individual (MEI) a fazer sua contabilidade, acumula números que crescem a cada dia e já chega a 150 mil downloads e mais de 100 mil MEIs cadastrados que geram hoje mais de R$ 20 milhões em vendas por mês. Gratuito e disponível para iOS, Android e Windows Phone, o serviço, que funciona tanto pelo celular como no computador, atualizou recentemente sua versão e já atende usuários em todos os Estados brasileiros.
Uma das últimas novidades foi o controle de DAS pagas. A DAS é a principal obrigação do MEI, que deve ser paga todo dia 20. No entanto a inadimplência dessa obrigação é o principal motivo de desenquadramento do MEI. Com a nova funcionalidade, o Qipu passa a controlar todas as DAS já pagas pelo MEI e também envia o boleto da DAS por e-mail e por notificação no celular.
O novo serviço deve ajudar a diminuir a inadimplência em pelo menos 10%. Além disso, o Qipu agora está integrado ao sitema de Nota Fiscal Eletrônica, permitindo ao empreendedir emitir as notas com facilidade.
Desenvolvido para atender as necessidades dos MEIs e lançado em abril deste ano, em parceria com o Sebrae, o Qipu já registrou pelo menos 530 mil sessões e 350 mil lançamentos efetuados (entre vendas e despesas). O app é atualmente o principal voltado a este empreendedor e o melhor avaliado no Google Play (nota 4,5 de 5) e um dos melhores posicionados entre todos os aplicativos de fintech (para serviços financeiros).
A ferramenta de contabilidade e gestão, tida como o braço direito do microempreendedor, se tornou indispensável para organizar as finanças da empresa e manter as obrigações em dia, trazendo alertas sobre os pagamentos do DAS e da declaração anual, por exemplo.
O Qipu tem como uma de suas principais premissas ser muito simples de utilizar e ser gratuito, o que tem atraído tantos usuários.