Brasileiros confiam na segurança das compras online de fim de ano, mas medo de cair em golpes é alto, aponta pesquisa da Norton

Compartilhar

Levantamento da Norton revela que entre os brasileiros alvo de algum tipo de golpe ao fazer compras online durante as festas de fim de ano, 45% foram enganados em uma plataforma de redes sociais.

Com o Natal e o Ano Novo já batendo à porta, a grande maioria dos consumidores brasileiros se prepara para as compras típicas de fim de ano. De acordo com o “Relatório de Insights sobre Segurança Cibernética 2023” da Norton, uma marca líder em segurança cibernética e parte da Gen™, 76% dos consumidores online no Brasil expressam ter confiança na sua capacidade de fazer compras no ambiente digital com segurança na época festiva, mas oito em cada dez (83%) temem ser vítimas de crimes cibernéticos. A pesquisa da Norton foi conduzida de 17 a 28 de agosto de 2023 e inclui a opinião de 1.002 brasileiros sobre compras online de fim de ano.  

Em relação aos meios através dos quais os brasileiros foram vítimas dos cibercriminosos, a pesquisa da Norton aponta, que dentre os brasileiros alvo de algum tipo de tentativa de golpe online, 45% foram enganados em uma plataforma de redes sociais, 32% em um site de terceiro, 25% por e-mail, 24% por telefone e 23% por texto/SMS. Dentre os tipos de golpes, o mais comum foi o golpe de compras online (53%), seguido pelos golpes de pagamento indevido/reembolso (32%) e golpes de phishing (30%).  

Ao se tratar de obter presentes muito procurados e com pouca disponibilidade, a pesquisa aponta que mais de dois terços dos consumidores de fim de ano no Brasil estão dispostos a realizar diversas ações que podem colocá-los em risco, como passar mais de três horas pesquisando online (42%), clicar em anúncios de redes sociais ou e-mails que alegam ter o presente desejado (21%) e, surpreendentemente, 16% estão dispostos inclusive a compartilhar as suas informações pessoais.  

 
O desenvolvimento de novas tecnologias, como as baseadas em IA, aliado à sempre surpreendente criatividade dos cibercriminosos, fazem com que o varejo online seja ainda um ambiente de maior risco, se comparado à grande maioria das experiências de compras em lojas físicas. Como é fundamental priorizar a segurança online, a Norton compilou algumas dicas para ajudar a proteger os consumidores nas compras online de fim de ano: 

  • Verifique a autenticidade do site: certifique-se de que o site em que você está comprando é legítimo. Procure conexões seguras (https://) e verifique se há erros ortográficos e de design. 
  • Verifique as classificações do vendedor: sempre observe as classificações e avaliações do vendedor para avaliar a sua confiabilidade. 
  • Utilize métodos de pagamento seguros: use opções de pagamento seguras como o PayPal, que oferecem proteção adicional aos compradores. 
  • Fique atento ao phishing: tenha cuidado com e-mails não solicitados e anúncios pop-up, que solicitam informações pessoais. 
  • Use software antivírus e de segurança: instale e atualize regularmente um software antivírus e de segurança cibernética para proteção contra malware e tentativas de phishing.

“Apesar dos números alarmantes quanto à golpes que miram os dados pessoais, a identidade digital e o dinheiro dos brasileiros enquanto realizam compras no universo digital, nosso levantamento mostra um crescente amadurecimento dos consumidores no Brasil com relação aos seus hábitos de segurança cibernética. Quase 9 em cada dez brasileiros (87%) entrevistados afirmam que abandonariam uma compra ao perceberem que um site não é autêntico; o mesmo percentual de entrevistados (87%) planejam verificar as classificações do vendedor antes de fazer uma compra; e 81% pretendem checar a presença da empresa nas redes sociais, para garantir a sua autenticidade”, destaca Iskander Sanchez-Rola, Diretor de Inovação de Privacidade para a Norton.  

Ainda segundo Iskander, muitos consumidores estão tomando medidas proativas para melhorar a sua segurança no universo online, como a adoção de software antivírus (70% dos consumidores), adoção de navegadores seguros (57%), uso de gerenciadores de senhas (55%) e de VPNs (33%). “A segurança cibernética é uma responsabilidade compartilhada entre o usuário e o software. O consumidor deve  educar-se e manter-se sempre atento. Já o melhor software de segurança é aquele que combina proteção antivírus robusta com uma VPN confiável, além de monitoramento de redes sociais e da dark web, que alerta o usuário se seus dados estão em perigo, como o Norton™ Identity Advisor Plus. Vigilância e conscientização são fundamentais para uma experiência de compra online segura e agradável”, conclui Iskander. 

Metodología 

A pesquisa da Norton foi conduzida de forma online no Brasil pela Dynata, em nome da Gen, de 17 a 28 de agosto de 2023, entre 1.002 brasileiros com 18 anos ou mais.