Bradesco encerra o ano intensificando coinovação por meio do inovabra

Compartilhar

A coinovação entre grandes empresas e startups segue como uma boa saída para aplacar os crescentes desafios de negócios. O Bradesco, por exemplo, firmou contrato com novas startups de diferentes setores em 2021 e está em fase de experimentação com 23 outras. O mesmo acontece com grandes clientes do banco, corporações que são membros do inovabra habitat, que também veem nas startups boas soluções para seus dilemas.

Qipu, Predify e Smartbrain são as mais novas parceiras do Bradesco. As contratações foram realizadas por meio do inovabra, ecossistema de inovação do banco que fomenta a colaboração entre startups e áreas internas

A Qipu, empresa que oferece ERP e contabilidade online para MEIs, e a Predify, que tem um software online para precificação e planejamento, passaram a integrar a plataforma MEI do banco, que oferece apoio e uma série de serviços para o Microempreendedor Individual. Com a chegada das duas startups, os usuários do portal têm à sua disposição ferramentas para gestão financeira, de vendas e monitoramento de preços de mercado. Desde março de 2021 na plataforma, a Qipu registrou mais de 940 cadastros, 6.116 lançamentos, 151 formalizações de empresas contratadas e cerca 2.450 guias de DAS foram apuradas em seu aplicativo. Já a Predify está disponível para o cliente MEI do Bradesco desde abril, contabilizando mais 470 cadastros, com o objetivo de ajudá-lo a encontrar o equilíbrio de um preço justo e atrativo, garantindo a tranquilidade para uma gestão saudável e lucrativa. Com o software, o empreendedor tem na palma da mão todo o fluxo financeiro do seu negócio, informações estratégicas e a melhor precificação de seus produtos e serviços.

A fintech SmartBrain, plataforma de controle de investimentos e gestão patrimonial, é parceira do banco para operar na consolidação de patrimônio dos clientes de alta renda. Dessa forma, o banco consegue adicionar valor numa nova perspectiva de seu processo de assessoria e gestão patrimonial. Baseada nas reais necessidades de famílias clientes que buscam administrar seu patrimônio além dos ativos financeiros, o Bradesco inicia o atendimento a um público seleto num conceito de Family Office e pretende expandir o serviço com a ferramenta em uma segunda etapa.

Colaborar para inovar

Além do Bradesco, as demais corporações habitantes também firmaram contratos com startups do inovabra habitat. Um exemplo é a parceria estabelecida entre a fabricante de pneus Prometeon e a Novidá, plataforma de gestão de equipes operacionais, focada em produtividade e segurança operacional. O desafio consistia no tempo de hospedagem do caminhão dentro das plantas da Prometeon, que deve ser de no máximo quatro horas para carga e descarga. Caso o veículo ultrapasse esse tempo, a empresa precisa pagar um fee de estadia para a transportadora. A solução proposta pela Novidá foi reduzir o tempo de permanência dos veículos por meio do monitoramento por geolocalização e de alerta para o time de gestão.

O Banco Honda tinha a iniciativa de implantar uma auditoria contínua e, para isso, necessitava de uma ferramenta para realizar a leitura e a avaliação dos processos internos em tempo real. A Fourcicle, com sua plataforma de automação e gestão de processos, resolveu esse problema por meio do mapeamento das regras de negócio, automação e acompanhamento das análises utilizando indicadores, além de toda a gestão realizada pela Smart Platform.

“Trabalhamos continuamente no intuito de gerar conexões e aprendizados para os nossos membros, o que inclui não somente o Bradesco, mas também outras corporações e startups. Presenciar movimentações como essas, principalmente em um ano tão desafiador, nos deixa entusiasmados e mostra que estamos no caminho certo”, salienta a head do inovabra habitat, Renata Petrovic.

Desde 2018, ano de lançamento do ambiente, mais de 500 contratos foram firmados entre empresas e startups habitantes, e aproximadamente 1,2 mil atividades de coinovação foram realizadas no local. Em 2021, pelo menos 70 empresas, entre startups e corporações, passaram a integrar o book de soluções do habitat, somando mais de 280 habitantes. Além dessas, outras 10 mil startups fazem parte do ecossistema, incluindo as cadastradas na plataforma digital do inovabra, o hub, e aquelas pertencentes aos centros parceiros: Acate, Artemisia, Gyntec Hospital de Amor, Hotmilk, Nexus, Porto Digital e 100 Open Startups. O ambiente de inovação colaborativa conta ainda com parcerias de quatro empresas de tecnologia e seus respectivos programas de benefícios para startups: Microsoft for Startups, Startup with IBM, Google Cloud for Startups e Huawei.

Habitantes viram unicórnios em 2021

O ano também foi bem-sucedido para duas startups do inovabra habitat, que acabam de se tornar unicórnios. Uma delas é a Semantix, primeira plataforma SaaS integrada de dados da América Latina, que anunciou recentemente a fusão com a Alpha Capital (Nasdaq: ASPC), uma empresa de aquisição de propósito específico (“SPAC”) com foco em tecnologia. A Semantix iniciou a parceria com o Bradesco por meio da chamada pública feita pelo inovabra startups, em 2017, e é investida pelo inovabra ventures desde então. Outro destaque é a Clara, fintech de cartões de crédito para empresas e gestão de despesas corporativas, que atingiu o posto de unicórnio mais rápido da história da América Latina. A Clara escolheu o inovabra habitat para abrir seu primeiro escritório no Brasil, em 2021. Além delas, o ambiente de coinovação do Bradesco reúne outras 206 startups e 79 corporações habitantes.

Coinovação rende destaque mundial


O fomento à inovação aberta possibilitou ao Bradesco permanecer, pelo segundo ano consecutivo, entre as 25 organizações do mundo destacadas no “Open Innovation Challengers” do Corporate Startup Stars Awards 2021. “A conexão e a colaboração do banco com o ecossistema de inovação vêm sendo construídas há alguns anos. Esse relacionamento tem sido fundamental para a rápida resposta que alcançamos diante dos desafios das diversas áreas de negócio do banco”, afirma a diretora executiva do Bradesco, Walkiria Marchetti.