Boehringer Ingelheim investe 5 bilhões de euros em P&D em 2022

Compartilhar

A Boehringer Ingelheim apresentou hoje, em sua reunião anual de resultados, seus números de desempenho em 2022. Responsável por 21% do total de seu faturamento líquido, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento do ano anterior atingiram 5 bilhões de euros. Já as vendas líquidas aumentaram em 10,5%, para 24,1 bilhões de euros. No ano passado, 30 milhões de pacientes em todo o mundo puderam se beneficiar dos medicamentos inovadores, ao mesmo tempo que a companhia investiu na busca de novos tratamentos para necessidades médicas não atendidas.
 

“O ano passado mostrou que nosso compromisso de longo prazo com a pesquisa médica é a estratégia correta. Em algumas condições médicas que, até recentemente, eram consideradas complexas de serem tratadas, pudemos encontrar verdadeiros avanços”, disse Hubertus von Baumbach, presidente do Conselho de Administração. “A aceleração de nosso pipeline demonstra o compromisso da companhia em transformar o tratamento de doenças cardiovasculares e renais, doenças respiratórias, bem como saúde mental, oncologia e doenças da retina”.
 

O desenvolvimento do pipeline avançou de forma extremamente satisfatória alinhado à estratégia da companhia, e teve importantes conquistas em 2022. A Boehringer Ingelheim recebeu da Food and Drug Administration (FDA), agência regulatória dos EUA, uma designação de Breakthrough — inovação considerada revolucionária no mercado, três de Fast Track (rastreamento rápido para ganho de velocidade em um projeto) e duas para medicamentos órfãos — medicamentos destinados para o tratamento de doenças raras. Nos próximos sete anos, a companhia calcula ter cerca de 20 aprovações regulatórias em medicamentos de Saúde Humana nas principais agências de saúde de todo o mundo. Ao longo de 2023, a Boehringer Ingelheim pretende apresentar os dados de suas pesquisas em andamento.
 

Em 2022, o lucro operacional no nível do Grupo aumentou 1,4% para 4,8 bilhões de euros, enquanto o lucro após impostos totalizou 3,2 bilhões de euros.
 

“O forte desempenho comercial proporciona uma base sólida para subsidiar o pipeline em fase final, oportunidades de crescimento a médio prazo, bem como novos investimentos em novas tecnologias. Isso nos permitirá atender às necessidades não atendidas dos pacientes”, disse Michael Schmelmer, Membro do Conselho de Administração com responsabilidade pelas Finanças e Funções do Grupo.
 

Saúde Humana: Jardiance® e Ofev® impulsionam as vendas
A unidade de negócios de Saúde Humana atingiu um crescimento de vendas líquidas de 13,6% para 18,5 bilhões de euros, impulsionado por Jardiance® e Ofev®.
 

Jardiance®, medicamento que trata diabetes tipo 2 e insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida e preservada, e disponível para estas indicações no Brasil, continua sendo o maior impulsionador de receita da empresa, com vendas líquidas de 5,8 bilhões de euros e um crescimento de 39,1% em 2022.
 

Já Ofev® foi o segundo maior contribuinte, gerando vendas líquidas de 3,2 bilhões de euros, representando um crescimento de 20,6% em 2022. O medicamento – que também está disponível no mercado brasileiro – trata pacientes com fibrose pulmonar idiopática, assim como alguns tipos de doenças pulmonares intersticiais fibrosas.
 

Saúde Animal: lançamento de cerca de 20 produtos a partir de 2023
A unidade de negócios de Saúde Animal foi impactada pelos efeitos da desaceleração econômica na América do Norte e pelo declínio das vendas líquidas de vacinas para suínos na China. As vendas líquidas estão em um patamar similar ao ano anterior: 4,6 bilhões de euros em 2022. Nexgard®, parasiticida para cães, teve um incremento de 8% alcançando mais de 1 bilhão de euros em vendas anuais, um marco na indústria.
 

Os investimentos em P&D em Saúde Animal totalizaram 464 milhões de euros em 2022, ou 10% das vendas da unidade de negócios, superando a média da indústria. A unidade de negócios lançará cerca de 20 novos produtos, a partir desse ano, incluindo um medicamento oral para diabetes em gatos e um carrapaticida e antipulgas para cães e gatos.
 

Olhando para o futuro, a Boehringer Ingelheim prevê um crescimento moderado em 2023, em base comparável, com um ligeiro aumento em sua receita operacional, fundamentando as bases para levar medicamentos e produtos inovadores para humanos e animais.
 

Biofarmacêuticos
A unidade de negócios de fabricação de biofarmacêuticos atingiu vendas líquidas anuais de mais de 1 bilhão de euros, o que reforça a liderança mundial da Boehringer Ingelheim nessa categoria.