As 5 profissões Tech que mais crescem no Brasil

As 5 profissões Tech que mais crescem no Brasil

Para este início de ano, o Indeed listou dicas de como ingressar em carreiras de tecnologia que registraram aumento no anúncio de vagas em 2022

Muitas pessoas iniciam um novo ano traçando metas e definindo resoluções quando desejam mudanças em suas vidas, principalmente quando se trata da vida profissional. E esse é o momento em que as pessoas geralmente começam a se perguntar como conseguir o emprego dos sonhos e o que fazer para seguir uma nova carreira.

Entre os setores que estão em constante crescimento, a tecnologia está em evidência e é uma boa opção para candidatos que desejam se firmar em uma carreira, pois oferece progresso e reconhecimento contínuos. “As profissões de TI estão entre as carreiras mais promissoras para os próximos anos e, apesar da escassez de talentos enfrentada pelo mercado, o setor apresenta constante avanço e segue sem sinais de desvalorização, inclusive em áreas específicas como desenvolvimento de software, por exemplo”, diz Felipe Calbucci, diretor de vendas do Indeed no Brasil. 

O Indeed, site de empregos nº 1 do mundo, listou os cinco empregos em tecnologia em que as ofertas de vaga registraram o maior aumento no Brasil em 2022.

  • Consultor SAP

Consultor SAP lidera a lista como o cargo com maior aumento na divulgação de vagas no Brasil em 2022. Vale destacar que diferentes posições que englobam Consultor SAP constam na lista do Indeed, sendo Consultor SAP Abap o de maior crescimento (352,5 %), seguido por Consultor SAP FI (173%), Consultor SAP (154%) e Consultor SAP MM (145%).

Responsáveis por trabalhar com sistemas, aplicativos e produtos em processamento de dados, além de avaliar softwares para atender às demandas de seus clientes, os consultores SAP garantem que os fluxos de trabalho do sistema sejam funcionais para os usuários finais. Para o cargo, é preciso ter uma graduação relacionada à informática e escolher uma área para se especializar. Embora experiência na área possa ser um diferencial, fazer cursos complementares de negócios e alguns treinamentos técnicos também são boas opções.

  • Arquiteto de Soluções

Em 2022, outro cargo com crescimento significativo na divulgação de vagas foi Arquiteto de Soluções (39%). Essa carreira engloba descrever, projetar e gerenciar a engenharia de soluções de software, com foco em solucionar problemas.

Esses profissionais projetam, constroem e implementam soluções de sistemas e programas, resultando em novas estratégias tecnológicas para diferentes negócios. Para ingressar nessa carreira, as possibilidades de cursos são variadas, algumas empresas podem buscar um candidato que tenha formação em ciência da computação, informática ou engenharia de software. Além disso, os recrutadores normalmente procuram profissionais com experiência no setor, mas ainda assim há oportunidades para quem está começando.

  • Desenvolvedor .NET Senior 

Um desenvolvedor .NET é um profissional que cria e desenvolve aplicativos de software usando a plataforma .NET. No Brasil, a divulgação dessas vagas aumentou 33% para cargos de nível sênior.

Segundo Felipe Calbucci, em vez de buscar mais profissionais em início de carreira, os recrutadores estão em busca de gestores e líderes de equipe em TI. “Como não há profissionais suficientes para preencher essas vagas, há uma grande necessidade por esses especialistas no mercado. Assim, os candidatos que optarem por investir em certificações e seguir funções específicas terão mais chances de ganhar uma promoção e, assim, conseguir um cargo mais alto no futuro”, diz o diretor de vendas do Indeed no Brasil.

Essa carreira sênior requer um diploma em TI, e a experiência profissional também é muito importante. Considerar outras certificações específicas como CompTIA A+, CompTIA Network+ e Certified ScrumMaster (CSM) é outra forma de aumentar as chances de conseguir uma vaga na área.

  • Analista de Suporte de TI

Registrando um aumento de 28% na divulgação, as vagas de Analista de Suporte de TI também estão na lista. Esses profissionais resolvem diversos problemas de informática e orientam os usuários, ajudando-os com quaisquer desafios técnicos que possam ter. Para ingressar nesse ramo, a habilidade em comunicação é um diferencial, além do conhecimento em sistemas computacionais básicos e graduação em Sistemas de Informação (Análise de Sistemas) ou Ciência da Computação.

  • Programador PHP

A divulgação de vagas para programadores PHP aumentou 22%, conforme registrado pelo Indeed em 2022. Esses profissionais trabalham com a linguagem de programação PHP para desenvolvimento de software, criando conteúdo dinâmico como bancos de dados ou construindo sites. Para ingressar nessa profissão, também é importante ter conhecimento em outras linguagens de programação, como HTML, CSS e JavaScript, que irão aprimorar o trabalho e as contribuições em projetos criados por esse profissional.

Para garantir uma boa colocação no mercado, aprimorar soft skills também é fundamental. A pesquisa mais recente do Indeed, realizada com tomadores de decisão, mostra que as soft skills mais difíceis de encontrar entre os atuais candidatos são: resolução de conflitos (40%), proatividade (35%) e pensamento crítico e lógico (35%).

Estágios em TI

Enquanto o número de oportunidades para empregos em tecnologia está crescendo, também há um pequeno crescimento nas oportunidades de estágio em TI (16%), o que pode ser uma boa chance para candidatos que buscam complementar seus estudos, avaliar futuras opções de carreira e se conectar com profissionais da área desejada.

Metodologia

A pesquisa foi realizada pelo Indeed com 504 tomadores de decisão brasileiros para investigar o processo de busca por competências específicas nos candidatos. A pesquisa foi realizada via painel online em novembro de 2022.

Comments are closed