A Instabridge, startup sueca de tecnologia que desenvolve a maior comunidade mundial de compartilhamento de conexões Wi-Fi por meio de um aplicativo mobile de mesmo nome, não pára de crescer.
No Brasil, o aumento no número de downloads foi de 427%, na comparação entre o segundo trimestre de 2016 com o mesmo período de 2017. Até agora, Instabridge, que tinha 1,5 milhão de usuários no país, já soma mais de 7,9 milhões de downloads do aplicativo – disponível para iOS e Android –somente no Brasil.
Hoje já são 550 mil pontos de Wi-Fi cadastrados no Brasil: aproximadamente metade de todos os pontos compartilhados (1,3 milhão de hotspots) por usuários do Instabridge em todo mundo. São Paulo (146 mil), Rio de Janeiro (61 mil), Minas Gerais (50 mil), Bahia (38 mil), Paraná (32 mil), Rio Grande do Sul (22 mil), Distrito Federal (11 mil) e Paraíba (10 mil) aparecem no ranking brasileiro com o maior número de pontos de WiFi cadastrados.
“As pessoas estão compreendendo a importância do Wi-Fi cada vez mais. Por isso, também observamos este crescimento. O Instabridge é um produto diferente: não mostra apenas os locais com WiFi disponível, como conecta automaticamente os usuários aos pontos de internet móvel. Além disso, graças à comunidade, nosso bando de dados de hotspots é muito preciso”, comenta Niklas Agevik, CEO da Instabridge.
O crescimento também se reflete globalmente. Ainda entre junho de 2016 e junho de 2017, o aplicativo quase dobrou o número de pontos de Wi-Fi cadastrados, de 700 mil para 1,3 milhão; e quadriplicou o número de downloads, ultrapassando a marca de 10,5 milhões de downloads em todo o mundo.
Expansão e diversificação
Desde o início do projeto, foram investidos 5 milhões de dólares em Instabridge. O investimento inicial na startup foi feito pelo mesmo grupo que está por trás do primeiro investimento no Spotify. “No que diz respeito ao modelo de negócios, não estamos ganhando dinheiro ainda. A versão atual do Instabridge permanecerá gratuita, mas planejamos introduzir novos serviços premium no futuro”, afirma o executivo. Agevik reforça que o serviço básico oferecido pelo aplicativo Instabridge sempre será gratuito, mas que a empresa planeja adicionar recursos, como navegação mais rápida, tecnologia mais segura (como a VPN) e opções semelhantes pelas quais os usuários poderão pagar no futuro. Além disso, a startup sueca pretende utilizar anúncios para monetizar o negócio.
Como conectar a uma rede Wi-Fi no Instabridge
Instabridge tem jeitos diferentes de conexão para Android e iOS. Veja como proceder após o download do aplicativo no seu aparelho:
Android: Quando você está ao alcance de um WiFi adicionado ao Instabridge, você irá se conectar automaticamente com o aplicativo.
iOS: vá em “Configurações” > “Wi-Fi” > Escolha a rede indicada “Conectar com Instabridge
Acesse para download:
Instabridge no Google Play
Instabridge na Apple App Store