Ano novo, vida nova: 7 dicas para começar 2023 de emprego novo

Ano novo, vida nova: 7 dicas para começar 2023 de emprego novo

Todo começo de ano as pessoas decidem fazer pedidos e estipular metas. Frequentemente, entre elas está o desejado emprego novo! Para quem quer começar o ano com o pé direito no ramo profissional, a Growyx e a Coodesh, startups membro do Cubo Itaú, mais relevante hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, compartilham algumas dicas para ficar mais perto deste objetivo por meio do aperfeiçoamento de currículo, Linkedin e até mesmo para hora de fazer a entrevista.

Confira:

Mantenha seu currículo focado e atualizado

Para quem está no início da carreira, vale incluir todas as experiências de trabalho remunerado e não remunerado, assim como funções em organizações estudantis, estágios, voluntariado, freelancer e projetos pessoais.
Os mais experientes, podem apostar apenas nas informações mais relevantes e de destaque sobre sua educação, experiência e habilidades. “Isso tornará mais fácil para o empregador ver rapidamente porque você é uma boa opção para a função e porque eles devem considerá-lo para uma entrevista.” explica Caio Figueiredo, Growth Marketer da Growyx, plataforma que ajuda empresas a contratar e gerenciar talentos freelancers de tecnologia e marketing.

Use palavras-chaves

No Linkedin é interessante fazer uso de palavras-chave para a descrição do cargo. Profissionais de tecnologia, por exemplo, podem adotar termos como Frontend, HTML, Javascript, React, CSS, entre outros. “Isso ajuda o seu perfil a ser encontrado nas buscas e aumenta as chances de que seu currículo seja visto e selecionado”, aponta Gabriel Ferreira, CEO da Coodesh, plataforma que avalia desenvolvedores de forma aprofundada para suprir as necessidades técnicas, comportamentais e culturais dos contratantes.

Conecte-se!

Ainda sobre Linkedin, é válido investir em conexões com pessoas de sua área de atuação, assim é mais fácil ficar por dentro do que acontece no mercado por meio das pessoas que trabalham diretamente com isso, expandindo sua rede rede e conhecimento. “Amplie seu network, seja cortês, aberto e esteja sempre em constante aprendizado”, reforça Ferreira.

Crie um portifólio

Para pessoas na área de tecnologia, design, ou outras que necessitem que um trabalho prévio seja mostrado, é importante organizar um portfólio, “inclua seus projetos pessoais, de estudo ou profissionais no Github ou em plataformas que permitam fácil acesso às informações;” ressalta o CEO da Coodesh.

Seja pontual

Na hora da entrevista seja pontual e profissional. É importante ser honesto e transparente nas respostas, lembrando de enfatizar os aspectos positivos de sua experiencia e habilidades e como eles se alinham com a função para a qual está se candidatando. “Isso ajudará o entrevistador a ver o valor que seu conhecimento pode trazer para a empresa e facilitará a imagem de você na função.”, afirma o especialista da Growyx.

Lembre-se de não falar mal de empregadores anteriores e esteja aberto a ouvir opções apresentadas. Faça perguntas ponderadas e relevantes sobre a empresa e a função durante a entrevista, para demonstrar seu interesse e entusiasmo pela oportunidade. Isso também fornecerá mais informações sobre o trabalho e a empresa, ajudando a identificar possíveis preocupações ou sinais de alerta antes que você aceite uma oferta. “Algumas boas perguntas a serem feitas podem incluir: “Quais são os maiores desafios que a equipe enfrenta agora?” ou “Que oportunidades existem para crescimento e desenvolvimento nesta função?””, indica Figueiredo.

Entrevistas Online

Se a entrevista acontecer no formato online, esteja em um local adequado com pouco barulho, bem iluminado e mantenha uma boa apresentação pessoal. Confira também a conexão com a internet, evitando assim quedas ou falhas durante o bate-papo.


Peça feedbacks

Independentemente de ter recebido uma oferta de emprego ou não, peça feedback após a entrevista. Esta atitude irá te ajudar a trabalhar alguns pontos para se sair melhor em futuras oportunidades. “Também pode mostrar ao empregador que você é proativo e aberto ao aprendizado e crescimento”, finaliza o Growth Marketer da Growyx.

Quem está à procura de emprego e tem interesse em fazer parte do ecossistema de inovação, há mais de 35 vagas disponíveis em diversas startups do Cubo Itaú. Mais informações em https://cubo.network/jobs .

Comments are closed