62% dos brasileiros receiam ficar sem dinheiro no exterior ao viajar

Compartilhar

No momento de planejar a próxima viagem ao exterior, a preocupação de como levar o dinheiro é uma constante – se em papel-moeda, em Cartão pré-pago ou usando o cartão de crédito. Para entender esse comportamento e estar por dentro das principais preocupações dos turistas, o American Express® GlobalTravel Card, o Cartão pré-pago para viagens internacionais da American Express®, realizou uma pesquisa com os consumidores brasileiros. Preocupações com taxas, descontos e carregar muito dinheiro ao exterior foram alguns quesitos que apareceram nos resultados da pesquisa, realizada em 2014 com 1.500 pessoas.

Enquanto 62% dos entrevistados afirmam que sentem receio de ficar sem dinheiro no exterior, 61% também se preocupam em carregar muito dinheiro em papel-moeda por questões de segurança. Dessa forma, 68% afirmam que gostam de contar com diversas opções de pagamento quando viajam para o exterior. Ainda, 63% não querem se preocupar em ir a caixas eletrônicos para tirar dinheiro e, assim, interromper sua viagem.

“A decisão de como levar dinheiro para o exterior é uma das decisões mais importantes em uma viagem, uma vez que os gastos dos brasileiros no exterior continuam batendo recordes – no acumulado de 2014, de janeiro a agosto, os gastos já chegaram a US$ 17,2 bilhões, contra US$ 16,6 bilhões no mesmo período em 2013, segundo dados do Banco Central. É uma decisão importante tendo em vista também o cenário atual, no qual o dólar tem oscilado em picos preocupantes nas últimas semanas, o que tem um grande impacto em quem se prepara para viajar”, afirma Rose Del Col, vice-presidente de produtos pré-pagos da American Express® para América Latina e Canadá.

Segundo Rose, a dualidade entre levar muito dinheiro ou correr o risco de ficar desprevenido no exterior é uma preocupação recorrente entre os brasileiros, “A questão da segurança é algo que deve ser levado em conta no momento de escolher a forma de levar dinheiro ao exterior. O ideal é levar em dinheiro a quantia suficiente para pagamentos imediatos, como taxas e gorjetas, e concentrar o restante em um cartão pré-pago de viagem que confere mais segurança”, recomenda. Em caso de furto ou roubo, clientes doAmerican Express® GlobalTravel Card, por exemplo, contam com Cartão Reserva que disponibiliza todo o saldo que estava no Cartão roubado e também com o saque emergencial gratuito, disponível conforme necessidade do Associado.

O cartão pré-pago também minimiza a preocupação sobre a variação do dólar. Com ele, a taxa de câmbio é fixada no momento da operação de câmbio, e o turista sabe exatamente o quanto poderá gastar. Não há o risco de surpresas desagradáveis com a variação cambial na volta da viagem. E o brasileiro aproveita melhor a viagem, fica tranquilo sabendo exatamente quanto está gastando em suas compras, o que facilita o controle dos seus gastos. Além disso, por ser pré-pago o Cartão permite que o turista carregue moeda estrangeira em diferentes momentos, assim, é possível fazer um planejamento financeiro ao escolher uma data favorável do câmbio para efetuar a recarga.

A pesquisa também aponta as necessidades fundamentais de pagamento entre os entrevistados, elas giram em torno de simplicidade e facilidade de uso e de porte, aceitação e sentimento de segurança enquanto viajam – tudo isso enquanto ainda seja rentável para o cliente. Para 64% dos pesquisados, é importante que o método de pagamento possa ser usado em mais de uma viagem, como é o caso doAmerican Express® GlobalTravel Card. Ainda, ter acesso a ofertas especiais e descontos está entre as prioridades de 63% dos turistas, demonstrando que a atividade de compras no exterior é uma das preferidas dos brasileiros.

O American Express® GlobalTravel Card trabalha bastante com esse quesito, ao sempre procurar parcerias com estabelecimentos internacionais,que proporcionem vantagens como descontos e benefícios exclusivos para as compras dos nossos Associados. O Programa de Ofertas Especiais que o Cartão oferece traz descontos de 15% a 50% nas lojas preferidas dos brasileiros, como Macy’s, Bloomingdale’s, Reebok, Premium Outlets e Universal Orlando® Resort, lojas na Madison Avenue, entre outras.

“Ao desenvolver uma nova oferta no exterior para nossos Associados, levamos em conta as escolhas que eles fazem, as lojas que mais frequentam e seus hábitos de compras. Assim, podemos fazer parcerias assertivas pois conhecemos suas preferências e entregamos benefícios que realmente os ajudam na hora de economizar”, conclui Rose.