A entrevista de emprego virtual requer uma preparação específica por parte dos candidatos para que se destaquem na seleção
A entrevista de emprego online segue uma alternativa recorrente para os recrutadores preencherem as vagas de empregos em meio à pandemia. O COO do Banco Nacional de Empregos (BNE), José Tortato, reuniu as principais dicas para que os candidatos não cometam erros na hora da entrevista de emprego, que consideram desde a construção do ambiente ao cuidado com a etiqueta do encontro virtual.
1. Atenção à comunicação
Segundo Tortato, um dos pontos principais é o que o candidato deve falar durante a entrevista online, sendo objetivo em prestar as informações demandadas. “O candidato deve seguir a mesma linha da entrevista presencial. O entrevistado precisa se atentar ao que está sendo questionado pelo entrevistador e sempre responder com objetividade e clareza”, diz.
2. Organização
“Alguns cuidados são necessários para a entrevista de emprego virtual. Em primeiro lugar, é necessário que o candidato se organize para que esteja conectado no horário marcado na plataforma que foi proposta para entrevistá-lo. Busque sempre se conectar 10 minutos antes, para garantir que esteja online no horário agendado. Além disso, verifique se a câmera e o microfone estão funcionando corretamente”, pontua Tortato.
3. Tenha um plano B em caso de eventualidades
Com o aumento das reuniões virtuais ao longo da pandemia, diversos problemas podem acontecer durante reuniões ou entrevistas. O COO do BNE pontua que, caso aconteça alguma interrupção, o candidato deve sempre ter um plano B preparado.
“O ideal é que o entrevistado esteja sempre preparado para algum imprevisto que venha ocorrer, como conexão instável ou problemas com a plataforma. O candidato deve propor, de maneira rápida, uma solução para que o entrevistador não o desvalorize”, diz.
4. Ambiente
“De preferência, evite fazer a entrevista em sofás ou camas. Busque se posicionar em uma cadeira em que a postura fique adequada e que o ambiente seja silencioso, com boa iluminação. Certifique-se que a conexão da internet esteja boa, para que não corra o risco da conexão cair durante a entrevista”, pontua Tortato.
O COO do BNE comenta ser necessário que o candidato esteja vestido adequadamente, seguindo os mesmos cuidados de uma entrevista presencial. “Mesmo que o recrutamento seja online, a pessoa não pode se descuidar em relação à sua imagem”, ressalta.
5. Postura Profissional
“Durante a entrevista online, procure olhar para a câmera a todo o momento. Busque posicioná-la na altura dos olhos e não olhar para baixo, o que é um erro muito comum. Além disso, mostrar serenidade e segurança durante a entrevista são pontos importantes e que serão valorizados pelo recrutador”, destaca Tortato.
6. Não exagere na entonação da conversa
“O candidato nunca deve interromper o recrutador. É necessário sempre respeitar o fluxo natural da conversa. Não exagere na informalidade, por mais que as empresas adotem um perfil mais informal”, orienta o COO do BNE.