5 aspectos indispensáveis na segurança da transformação digital no setor bancário

Compartilhar

Cada vez mais processos de digitalização são incorporados ao sistema bancário, desde os centralizados até os remotos. O impulso é fomentado pelas vantagens oferecidas pelo processamento inteligente de documentos, quando há pouca intervenção humana que ajuda a minimizar erros no processo de captura e nas transferências de múltiplos e diferentes documentos com processos rápidos e amigáveis de manuseio para os usuários.

E o mercado de tecnologia tem se dedicado muito para facilitar e proteger as informações capturadas. Além de usar criptografia TLS para proteger o caminho de dados da rede do scanner até o sistema corporativo, os scanners da Kodak Alaris, por exemplo, vão além das medidas de segurança padrão para ajudar a proteger informações comerciais críticas, usando um processo de inicialização seguro que valida firmware “confiável” antes da execução, eliminando um potencial vetor de insegurança.

Recursos do scanner protegem a segurança dos dados no processo de conversão de informações de fontes como formulários em papel, contratos, documentos de identificação, entre outros. O caminho dos dados do scanner até o local de armazenamento deve ser seguro, além do próprio local de armazenamento. 

Aqui estão algumas tecnologias e métodos padrão que ajudam a reduzir riscos e garantir a segurança do seu caminho de transformação digital: 

Entrada remota por chave: Esta medida evita a exposição total da imagem aos olhos humanos; os operadores só podem ver linhas individuais de dados, em vez de um documento digitalizado inteiro. 

Designações limitadas: As designações limitadas evitam o roubo de dados por operadores de PC e MFP. Você pode configurar um scanner de documentos para digitalizar apenas áreas específicas de um documento e excluir permanentemente os dados assim que forem enviados ao destino. 

Reconhecimento óptico de caracteres (OCR): OCR identifica informações em um documento e as converte em dados digitais legíveis. O OCR elimina a necessidade de olhos humanos verem informações confidenciais antes de serem entregues ao seu destino. 

Criptografia: A criptografia limita o acesso aos dados digitalizados e armazenados. Uma combinação de senhas seguras e criptografia Transport Layer Security (TLS) pode impedir que os dados sejam comprometidos.  

Redação: A redação desempenha um papel importante na digitalização segura de documentos. O processo restringe o acesso a informações confidenciais apenas a usuários autorizados.

Já o segmento de soluções de software está evoluindo rapidamente com a ajuda de captura, extração de dados e integração com softwares específicos de end-point. Este é um setor da tecnologia de transformação digital que apresenta novas tendências como o RPA, AI e IDP com um potencial significativo de crescimento no mercado brasileiro. As linhas principais da Kodak Alaris neste tipo de soluções de software são o Kodak Capture Pro, Kodak Info Input Solution e INfuse Digitalização Conectada Inteligente. A tecnologia da Kodak Alaris é tão completa que personaliza qualquer documento para se adequar ao modo de operação de cada banco.